Bluetooth ganhará uma série de melhorias focadas em áudio

O Bluetooth Special Interest Group (SIG) acaba de anunciar que a tecnologia homônima ganhará em breve uma série de melhorias focadas especialmente em áudio.

Publicidade

Com o Bluetooth LE Audio, o protocolo Bluetooth como um todo ganhará mais qualidade de codecs, suporte nativo para aparelhos auditivos e compartilhamento de áudio.

“LE” vem, obviamente, de “Low Energy”. Em paralelo às melhorias todas, há também um intenso trabalho sendo feito para otimizar o consumo de baterias. Parte desse esforço está no novo Low Complexity Communications Codec (LC3), que chega para competir com o atual SBC prometendo qualidade de áudio equivalente com uma bitrate cerca de 50% menor.

Comparação de codecs do Bluetooth LE Audio

Quanto ao sistema Broadcast, a ideia é que isso se torne um padrão em todos os dispositivos que implementarem o Bluetooth LE Audio. A Apple já oferece um recurso de compartilhamento de áudio no iOS 13, mas ele é restrito a fones de ouvido como os AirPods [Pro] e os últimos lançamentos da Beats.

Publicidade

O conjunto de novidades certamente ajudará a consolidar o Bluetooth em ainda mais dispositivos de áudio, caminhando para um mundo totalmente sem fio.

As especificações completas do LE Audio serão disponibilizadas pelo Bluetooth SIG — que tem a Apple como um de seus membros — para fabricantes ainda neste semestre, mas a expectativa é que os primeiros produtos equipados com ele só aterrissem em 2021.

via WIRED

Publicidade

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…