O melhor pedaço da Maçã.

Falha grave do Firefox é corrigida um dia após o lançamento da versão 72

Firefox

Apenas um dia após lançar o Firefox 72, a Mozilla atualizou o seu navegador com uma correção para uma vulnerabilidade grave — como divulgado até mesmo pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (CISA) no seu site oficial.

Publicidade

Após identificar a falha, a Mozilla lançou o Firefox 72.0.1, o qual inclui um patch para a vulnerabilidade identificada como CVE-2019-17026. De acordo com a desenvolvedora, o problema era causado por um bug na compilação SpiderMonkey, o mecanismo JavaScript do navegador; eles explicaram, ainda, que os agentes maliciosos poderiam explorar a falha para invadir (e controlar) um sistema — a versão para iOS não é acometida pelo mesmo erro.

A Mozilla classificou a vulnerabilidade como “crítica”, a mais séria em seu sistema de alertas. A empresa creditou a desenvolvedora Qihoo 360 pela descoberta do bug — a mesma responsável pela criação do 360 Secure Browser, que conta com os mecanismos de renderização e JavaScript do Google Chrome e do Microsoft Edge.

Para atualizar manualmente o navegador, os usuários podem selecionar Firefox » Sobre o Firefox (no macOS) ou Ajuda » Sobre o Firefox (no Windows). A janela que será aberta mostrará se o navegador está atualizado ou se é necessário realizar o processo.

Firefox 72

Como dissemos, a Mozilla lançou recentemente o Firefox 72 com diversas melhorias, entre elas a de proteção contra rastreamento (Enhanced Tracking Protection, ou ETP) — a qual reduz os riscos de fingerprinting, um método usado pelos sites para coletar informações sobre o tipo e a versão do navegador, bem como o sistema operacional, plugins, idioma e outras configurações ativas.

Publicidade

Antes da atualização, esse bloqueio só estava disponível se você escolhesse manualmente essa opção nas configurações de ETP. De acordo com a empresa, o fingerprinting é ruim porque pode ser usado para rastrear usuários por meses, mesmo que o histórico do navegador seja limpo ou durante a navegação anônima.

Ademais, o Firefox 72 reduz o número de alertas sobre localização e/ou notificações que os sites podem exibir. Nesse sentido, a desenvolvedora substituiu os popups de solicitação de notificação por um pequeno balão na barra de endereço que aparece quando você interage com o site.

Publicidade

Finalmente, o navegador ganhou também suporte a vídeo Picture-in-Picture (PiP) no macOS e no Linux — o recurso já havia chegado ao Windows no Firefox 71. Com isso, o software exibe um ícone azul na borda direita de um vídeo que permite manter o conteúdo em uma janela flutuante, para você poder continuar assistindo enquanto trabalha em outras guias e aplicativos.

É possível baixar a versão mais recente do Firefox aqui.

via Digital Trends, VentureBeat

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App adiciona um teclado completo ao Apple Watch, como se fosse nativo

Próx. Post

Explore o universo e colabore com aliens em No Way Home, nova aventura espacial do Apple Arcade

Posts Relacionados