Curiosidade: o iPod foi criado e lançado em apenas dez meses

Como podemos imaginar, criar um produto não é uma tarefa fácil e demanda, entre milhares de coisas, tempo — ainda mais se ele for o primeiro lançamento daquela linhagem, quando nada semelhante existe até então.

Nesse sentido, podemos imaginar que o primeiro iPhone (lançado em 2007) ou mesmo o iPod (lançado em 2001) devem ter demorado bastante tempo para serem criados — o que pode ser verdade no primeiro caso, mas não exatamente no segundo.

De fato, o primeiro iPod foi criado e lançado no mesmo ano, em apenas dez meses, como detalhado pelo ex-executivo da Maçã (e “pai do iPod”), Tony Fadell. A “linha do tempo” de criação do iPod foi compartilhada pelo CEO1 da Stripe, Patrick Collison, que solicitou as informações sobre o desenvolvimento do gadget para Fadell.

https://twitter.com/patrickc/status/1216477318434050048
Perguntei a Tony Fadell sobre a linha do tempo do iPod para a minha página de projetos rápidos. Resumo: 😯.

Fadell ingressou na Apple na primeira semana de 2001, quando se tornou o consultor-chefe do iPod. Ele passou a trabalhar em tempo integral na segunda semana de abril e rapidamente encontrou um fabricante na Ásia; já o primeiro funcionário da equipe foi contratado na segunda semana de maio. Por fim, a companhia lançou o iPod na quarta semana de outubro e começou a despachar as primeiras unidades do gadget na primeira semana de novembro.

O rápido desenvolvimento e produção do iPod está aquém do cronograma atual da Apple, ou seja, embora a companhia tenha muito mais recursos agora do que há duas décadas, a escala de lançamentos de produtos forçam a Maçã a prolongar seus cronogramas por várias razões, incluindo produção em grande escala, garantia de segurança e confiabilidade do produto.

Incrível, hein?

via The Loop

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…