Ah, o velho e conhecido terror de não encontrar um arquivo importante no seu Mac. Por mais que os sistemas de armazenamento em nuvem estejam tornando-se cada vez mais comuns, a maioria de nós ainda trabalha com o tradicional esquema de salvar arquivos localmente, em pastas no disco rígido — velhos hábitos custam a morrer, afinal de contas.

Publicidade

O problema é que mídias físicas são suscetíveis a falhas, e nós, humanos, somos suscetíveis a erros. Portanto, sempre há o risco de, por um dos dois fatores, você perder aquele arquivo importante que não tinha backup. Horrivel, não? Mas há instrumentos que podem lhe ajudar a resolver o problema.

Um deles é o EaseUS Data Recovery Wizard for Mac, da EaseUS Software. A ideia do software é simples: recuperar arquivos acidentalmente apagados do seu Mac (ou de volumes externos, como pendrives e HDDs/SSDs), seja por erro seu ou por falha de sistema/disco.

O aplicativo tem funcionamento simples: na tela principal, é possível selecionar o volume e as pastas onde a busca será realizada; em seguida, o app passará a vasculhar o drive em busca de vestígios de arquivos apagados, fornecendo, ao fim do processo, uma lista dos arquivos “recuperáveis”. A partir daí, basta selecionar o que você quer reaver e salvar na pasta escolhida.

Todo o processo de busca do seu volume dependerá, claro, do tamanho dele — o Data Recovery Wizard vasculhou o SSD do meu Mac (de 128GB) em pouco menos de uma hora, enquanto um pendrive de 16GB levou pouco mais de dez minutos para ser totalmente escaneado. Em ambos os casos, uma lista de arquivos recentemente apagados foi exibida ao fim do processo. Vale notar, aliás, que o software é capaz até mesmo de recuperar partições inteiras perdidas, caso esse seja o seu objetivo.

Publicidade

Obviamente, não é em todos os casos que o utilitário conseguirá recuperar o seu arquivo desejado; o processo tem mais chances de dar certo se você rodar o software imediatamente após o apagamento acidental, já que, com a passagem do tempo, os vestígios daqueles dados vão sendo substituídos no seu disco. Ainda assim, vale a tentativa mesmo que o arquivo já tenha sido perdido há mais tempo — quem sabe você não dá sorte?

O software, vale notar, funciona em basicamente qualquer sistema de arquivos que você queira, desde o APFS e o HFS+ até os tradicionais NTFS, FAT e exFAT. Além disso, ele apresenta amplo suporte ao macOS, podendo rodar em todas as suas versões desde o Snow Leopard até o atual Catalina.

Aproveite a promoção!

O EaseUs Data Recovery Software for Mac, em sua versão Pro, custa normalmente R$405,48, mas você pode aproveitar a nossa promoção e adquirir o utilitário com 50% de desconto por meio desse link — com isso, ele sai por R$202,74; a loja online da EaseUS aceita cartões de crédito, PayPal, transferência bancária e boleto bancário. Vale notar que antes você pode testar o aplicativo gratuitamente para conferir seu funcionamento.

Aproveitem! 😃

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…