O melhor pedaço da Maçã.

Designer lança acervo gigantesco sobre a história da Apple

Como dizem: relembrar é viver…
The Apple Archive

Em setembro passado, conhecemos a história do designer (e entusiasta do universo da Apple) Sam Henri Gold. Para quem não se lembra, Gold ficou conhecido após divulgar um acervo enorme (com fotos e vídeos) da história da Apple no Google Drive; contudo, como informamos, o desejo dele era lançar uma página com todas essas memórias. E ela foi lançada hoje!

Publicidade

O The Apple Archive disponibiliza de forma bem simples, intuitiva e à la Apple, milhares de registros da história da companhia, todos devidamente separados por anos e décadas (desde 1970 até hoje) — fazendo dele, talvez, o maior acervo desse tipo no mundo.

A coleção completa possui mais de 15.000 arquivos e cerca de 1TB de dados. Entre eles estão PDFs, anúncios impressos, vídeos da WWDC, clipes “obscuros” dos anos 1980 e uma coleção completa de wallpapers para macOS e iOS. De acordo com Gold, novos conteúdos serão anunciados no Twitter.

Gold espera que a coleção “inspire a próxima geração de designers, desenvolvedores e fãs da Apple”, preservando o legado de criatividade da empresa. Segundo ele, tudo isso começou quando o canal EveryAppleAds, no YouTube, foi apagado em abril de 2017.

Publicidade

Eu estava em Massachusetts na época, então comecei acessando o YouTube e digitando “comercial da Apple de 1976”, eu baixei tudo que podia e coloquei os vídeos em uma pasta do iCloud Drive. Eu tinha apenas 100 vídeos quando iniciei um canal no YouTube. Acho que [o canal] permaneceu em funcionamento por seis dias antes de ser removido abruptamente sem deixar rasto. Se tivesse permanecido no YouTube, acho que teria negligenciado o The Archive ainda mais.

Em junho passado, Sam abriu uma versão inicial do seu arquivo com a pasta pública do Google Drive supracitada, mas esse projeto também não durou. O número de acessos e o tráfego de usuários foi tão alto que o Google alertou Gold de vulnerabilidades de segurança, fazendo com que ele interrompesse o compartilhamento da pasta.

Agora que o Apple Archive possui um lar permanente e completo, Sam está realizando vários projetos para expandir e otimizar a coleção. Os vídeos estão sendo transcodificados para economizar espaço, além de ganharem legendas para acessibilidade. Ademais, Gold afirma que não comentará como conseguiu alguns vídeos bem difíceis de encontrar:

Embora eu não esteja disposto a compartilhar como obtive [os vídeos] para proteger minhas fontes, elas têm se adaptado muito bem a esse jovem charmoso e ao seu passional projeto.

Manter um projeto como esse requer tempo e, claro, recursos financeiros — por isso, Sam agradece qualquer doação feita para ajudar a manter o acervo funcionando. Doações de conteúdos também são bem-vindas, caso você saiba de algo que não foi adicionado à coleção.

Publicidade

Confira (ou relembre) os acontecimentos na história da Maçã no The Apple Archive e conte-nos o que você achou. 😊

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google leva autenticação de dois fatores “física” para iPhones

Próx. Post

Instagram lança DMs na web, mas nada de app para iPad

Posts Relacionados