O melhor pedaço da Maçã.

Como travar o Dock do macOS para evitar alterações

iMore
Dock do Mac

O Dock é um dos elementos fundamentais da interface do macOS. Além de servir como um recurso para inicialização rápida de apps, ele é totalmente personalizável: você pode adicionar e remover itens, alterar seu tamanho, sua posição (na parte inferior ou nas laterais) da tela, ou até mesmo se ele fica 100% visível ou não.

Publicidade

Justamente pelas inúmeras possibilidades que existem, pode ser que, acidentalmente, você faça alguma mudança indesejada — podendo atrapalhar certo trabalho ou mesmo arruinar o que você tinha organizado.

Se você deseja impedir essas mudanças, saiba que é possível bloquear o Dock a fim de mantê-lo da forma como você o utiliza diariamente. Essa opção, no entanto, não está disponível a partir de algum ajuste na interface das Preferências do Sistema, e sim pelo Terminal — mas não, configurá-lo não é algo complicado.

Além de poder bloquear o Dock completamente, é possível restringir para que apenas certos tipos de mudanças sejam feitas, como tamanho, posição e/ou conteúdo. Confira, a seguir, como bloquear cada um deles:

Como travar o tamanho do Dock

Para bloquear o tamanho do Dock, copie e cole o comando abaixo no Terminal — caso você não saiba o que é o Terminal, basta digital “terminal” na busca do macOS (barra de menus) para visualizá-lo.

Publicidade
defaults write com.apple.Dock size-immutable -bool true; killall Dock

Após inserir o código acima, pressiona a tecla Enter para aplicá-lo. Feito isso, se você tentar redimensionar o Dock, verá que não é mais possível realizar essa mudança. Nas Preferências do Sistema, a opção para ajustar o tamanho do Dock também fica inacessível.

Bloquear tamanho do Dock

Para voltar a permitir o redimensionamento do Dock, insira esse outro código no Terminal:

Publicidade
defaults write com.apple.Dock size-immutable -bool false; killall Dock

Da mesma forma, tecle Enter e será possível reajustar o tamanho do Dock.

Travar a posição do Dock

É possível posicionar o Dock na parte inferior, na esquerda ou na direta da tela; qualquer uma dessas posições partem da preferência e do gosto de cada um, mas caso você precise que o Dock fique num lugar específico sem a possibilidade de alteração, abra o Terminal e insira o seguinte comando:

defaults write com.apple.Dock position-immutable -bool true; killall Dock

Tecle Enter para aplicar a mudança; feito isso, o Dock não pode ser mais reposicionado e o respectivo ajuste das Preferências do Sistema fica bloqueado.

Bloquear posição do Dock

Para voltar a permitir o reposicionamento do Dock, insira esse código no Terminal e pressione Enter:

defaults write com.apple.Dock position-immutable -bool false; killall Dock

Travar o conteúdo do Dock

Por fim, mas não menos importante, você pode impedir que apps sejam adicionados, reorganizados ou removidos do Dock com o seguinte comando:

Publicidade
defaults write com.apple.Dock contents-immutable -bool true; killall Dock

Em seguida, pressione Enter para confirmar. Feito isso, você não consegue mais adicionar ou remover apps do Dock; além disso, as opções “Manter no Dock” e “Remover do Dock” ficam indisponíveis nos ícones de apps.

Conteúdo do dock
Conteúdo do dock

Assim como nos outros bloqueios, insira esse outro código para permitir que alterações no conteúdo do Dock sejam feitas novamente:

defaults write com.apple.Dock contents-immutable -bool false; killall Dock

Pressione Enter e voilà!


Se você reservar um tempo para organizar e personalizar seu Dock exatamente da forma que lhe convier, a última coisa que você vai querer é que alguém mude-o; portanto, esses simples comandos ajudam a manter tudo em ordem.

Confira outras dicas sobre o iOS, o iPadOS, o macOS, o watchOS e o tvOS na nossa seção de tutoriais.

via iDownloadBlog

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Usuários começam a ser notificados sobre oferta limitada do Apple TV+

Próx. Post

Vídeo: mod para evitar que os AirPods Pro caiam da orelha — será que funciona?!

Posts Relacionados