O melhor pedaço da Maçã.

Após trégua, França decide não taxar Apple e outras multinacionais (por ora)

Até o fim de 2020, a Maçã não precisará se preocupar com isso
Apple Champs-Élysées em Paris (França)
Apple Champs-Élysées em Paris (França)

A guerra comercial dos Estados Unidos com a China pode ter dominado as manchetes nos últimos meses, mas é bom lembrar que esse não é o único problema na cabeça das multinacionais americanas quando o assunto é taxação e disputas internacionais. Bom, ao menos um desses problemas pode ser deixado de lado — por enquanto.

Publicidade

Como informou a Reuters, os governos dos EUA e da França estabeleceram recentemente uma trégua para evitar, ao menos por agora, que o país europeu aplique taxas nas multinacionais tecnológicas, incluindo a Apple.

Para contexto, voltemos a dezembro de 2018, quando o senado da França aprovou a aplicação de uma taxa de 3% nas vendas de multinacionais em território francês. Cairiam no novo imposto todas as empresas de serviços digitais com receita superior a €25 milhões na França e €750 milhões globalmente — ou seja, gigantes como Apple, Google, Amazon e Facebook seriam os principais visados pela nova política.

A taxa seria aplicada retroativamente, como uma forma de “compensar” as manobras das multinacionais para pagar menos impostos — a Apple, por exemplo, redireciona boa parte das suas vendas internacionais para a Irlanda, por conta dos benefícios fiscais que tem por lá.

Publicidade

Em retaliação, o governo dos EUA ameaçou aplicar uma série de taxas sobre produtos franceses exportados para o país, como espumantes, bolsas e outros tipos de bens. Segundo Washington, a decisão da França seria focada injustamente em empresas tecnológicas americanas, o que justificaria a resposta.

Pois a ameaça parece ter dado certo: ontem (20/1), o presidente francês, Emmanuel Macron, disse ter tido uma “boa discussão” com Donald Trump; os líderes negociaram uma trégua temporária para suspender a aplicação das taxas, e uma potencial guerra de tarifas não voltará a ser discutida até o fim de 2020.

O prazo não é arbitrário: como já falamos por aqui, a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) está atualmente em fase de discussões para planejar uma reforma fiscal global, que poderá coibir as estratégias das multinacionais de redirecionar seus lucros para países específicos (como o caso da Apple na Irlanda). A França acredita que, até o fim de 2020, a reforma já estará decidida — e, nesse caso, não haverá a necessidade do país aplicar as taxas por conta própria.

Publicidade

Veremos, portanto, no que isso tudo vai dar.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple teria desistido de lançar backup do iCloud criptografado de ponta a ponta por pressão do FBI

Próx. Post

Apple poderá lançar Smart Keyboard com mecanismo tesoura ainda neste ano

Posts Relacionados