O melhor pedaço da Maçã.

WhatsApp poderá conversar com outros mensageiros e libera novo atalho para criação de grupos

DenPhotos / Shutterstock.com
WhatsApp no iPhone

Tendo recebido a designação de gatekeeper por parte da Comissão Europeia por causa da sua ampla base de usuários e importância, o WhatsApp passará a ter de cumprir algumas novas obrigações.

Publicidade

A principal delas, no caso do mensageiro, é a de se tornar interoperável com outros aplicativos de troca de mensagens até março de 2024. Tal dever advém da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA), que busca introduzir regulações mais estritas sobre as chamadas Big Techs.

Mesmo havendo algum tempo até o fim do prazo, o WhatsApp já começou a realizar alterações em seu app de modo a incluir o novo recurso. Como notado pelo WABetaInfo, uma nova versão beta do mensageiro para Android inclui uma seção (ainda vazia) dedicada a chats de terceiros. Ainda não há mais detalhes sobre a novidade, mas já se trata de um indício de que a Meta está se movimentando para cumprir a norma europeia.

📝 Beta do WhatsApp para Android 2.23.19.8: o que há de novo?
O WhatsApp está trabalhando em cumprir com as novas regulações da UE com o desenvolvimento de suporte à interoperabilidade de conversas e isso estará disponível em uma atualização futura do app.

A ideia é que seja possível enviar mensagens para pessoas que usem um mensageiro diferente, sem a necessidade de criar uma conta em outro serviço. Alguém que usa o Signal ou o Telegram, por exemplo, poderá se comunicar com alguém do WhatsApp, de modo a ser possível enviar mensagens de um serviço para outro.

Publicidade

Dessa forma, pode-se diminuir a assimetria competitiva de apps menores, com menos usuários, aumentando a sua capacidade de comunicação. A interoperabilidade, pois, tira a necessidade de baixar e criar uma conta no WhatsApp para falar com pessoas usem o mensageiro da Meta.

Apesar dos pontos positivos, a novidade também suscita desafios no que tange à criptografia de ponta a ponta. Com a ausência de maiores detalhes, ainda não sabemos como será assegurada a privacidade dessas mensagens, algo que precisa ser feito, bem como possíveis limitações de recursos exclusivos de uma das plataformas.

Algo que está na própria redação da lei europeia, porém, é a possibilidade de os usuários escolherem desativar a interoperabilidade. Com a escassez de detalhes, porém, não é possível saber até mesmo se o recurso realmente chegará a todos os usuários, ou apenas aos que vivem em países da União Europeia.

Publicidade

De todo modo, o recurso ainda está nos seus estágios iniciais de criação e deveremos ver, no futuro, mais novidades — inclusive em outros mensageiros — relacionadas à operacionalização da modificação. O objetivo da UE com a nova legislação é evitar que condições injustas sejam impostas por grandes empresas e assegurar a abertura de serviços digitais importantes.

Vale lembrar que a Comissão Europeia está investigando se o iPadOS e o iMessage se enquadram como gatekeepers, embora a baixa popularidade do mensageiro da Apple possa deixá-lo de fora das obrigações. A DMA também deverá obrigar a permissão de instalar apps de lojas alternativas, embora, no caso do iOS, tal recurso deva ficar limitado à Europa.

Novo botão para criar grupos

Além do início do desenvolvimento da interoperabilidade, está sendo liberado — na versão (estável) 23.17.81 do WhatsApp para iOS — um botão para criar um novo grupo ao encaminhar mensagens, conforme também destacado pelo WABetaInfo.

Publicidade

Ao passar adiante algum conteúdo, agora há um atalho, na tela de escolher os destinatários, para criar um novo grupo, de modo a já direcionar o que se quer encaminhar para o grupo a ser criado.

Apesar de não ter sido mencionado nas notas de liberação, o recurso já está sendo disponibilizado para todos os usuários. Para ver se ele já apareceu no seu app, basta tentar encaminhar uma mensagem e observar se o novo atalho é exibido no canto superior direito.

Caso ainda não veja a novidade, basta aguardar até que o atalho chegue ao seu app do mensageiro automaticamente.


Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com MacsCompatível com iPhones
Versão 24.8.80 (214.2 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Desculpe, app não encontrado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Beats Studio Pro estão agora disponíveis no Brasil

Próx. Post

Mario Kart Tour deixará de receber novos conteúdos a partir de 4/10

Posts Relacionados