O melhor pedaço da Maçã.

Safari perderá suporte ao Adobe Flash em breve

Jarretera / Shutterstock.com
Adobe Flash

A Apple lançou, nesta semana, uma nova atualização para o Safari Technology Preview — plataforma experimental da companhia introduzida em 2016. Geralmente, a Maçã costuma testar novos recursos e/ou mudanças do seu navegador a partir dessa plataforma para (eventualmente) lançá-las no Safari.

Publicidade

Sendo assim, a versão 99 do Safari Technology Preview inclui correções de erros e algumas melhorias para os seguintes recursos: Web Inspector, Web API, WebRTC, JavaScript, WebDriver, entre outros. Mais do que isso, a atualização mais recente abandona o suporte ao Adobe Flash.

O Flash é uma plataforma multimídia da Adobe para aplicações (páginas ou web apps) que contenham animações, áudio e vídeo; o recurso era bastante utilizado na construção de anúncios publicitários e páginas web interativas — até a Adobe anunciar, em 2017, o fim do plugin para este ano.

Segundo a desenvolvedora, o uso dos novos padrões abertos (como HTML5, WebGL e WebAssembly) fizeram com que o Flash não fosse mais tão necessário para navegação. Por outro lado, muitas pessoas comemoraram a decisão, já que a plataforma servia como uma porta aberta para vulnerabilidades e erros.

Publicidade

Logo, tudo indica que, quando a próxima versão do Safari for lançada, não será mais possível instalar ou usar o Adobe Flash; apesar disso, a remoção não deverá impactar fortemente a experiência dos usuários, uma vez que a maioria dos navegadores já não depende mais do plugin. Da mesma forma, a navegação no iPhone ou no iPad não será afetada, pois o sistema operacional móvel da Maçã nunca suportou Flash.

A nova atualização do Safari Technology Preview está disponível para macOS (10.14 e 10.15) a partir da Mac App Store para qualquer usuário que tenha baixado-o. Confira as notas de liberação completas da versão 99.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Donos de iPhones 11 reclamam de falhas no áudio ao usar o CarPlay sem fio

Próx. Post

iPhone de Jeff Bezos teria sido hackeado por príncipe saudita

Posts Relacionados