Dados de saúde em iPhone

Representantes da Apple e de outras 40 empresas (dentre elas, a Microsoft) participarão de uma reunião focada em facilitar o acesso e o compartilhamento de informações médicas de usuários, de acordo com uma reportagem da CNBC.

Publicidade

O encontro será promovido pela Carin Alliance, uma empresa que tem como objetivo “promover o intercâmbio entre tecnologias e consumidores na área da saúde”. Ela publicou [PDF] a lista com os tópicos da reunião e os nomes dos representantes das companhias — entre eles Ricky Bloomfield, membro da equipe de saúde da Apple que trabalhou anteriormente na Universidade Duke.

Entre os tópicos listados, as empresas discutirão como podem modernizar o acesso dos pacientes e seus dados de saúde, pois essas informações são fornecidas (pelo menos nos Estados Unidos) por meio de CDs ou fax — o que dificulta a migração dessas informações caso o paciente troque seu prestador de serviço.

Apesar de positiva (para os usuários), a iniciativa não está isenta de oposição. A Eric Systems, uma grande empresa de registros médicos dos EUA, influenciou grandes hospitais do país a se oporem à mudança devido a “preocupações com a privacidade de dados”. A Carin Alliance, entretanto, disse que as novas regras (as quais serão debatidas) desempenham um papel importante para capacitar os usuários a acessarem seus próprios dados de saúde e, portanto, a protegê-los.

Publicidade

Toda essa discussão, porém, não é exatamente nova para a Apple. Em novembro do ano passado, a companhia anunciou que os registros de saúde de veteranos de guerra dos EUA seriam disponibilizados no iPhone em parceria com o Departamento de Assuntos de Veteranos, melhorando significativamente o acesso dessas informações a mais de 9 milhões de pessoas.

Dados de saúde de veteranos no Registro de Saúde do iOS

Sendo assim, é provável que veremos ainda mais conexões e parcerias para que a Maçã possa ampliar o suporte (e o compartilhamento) dos dados de saúde de usuários.

via MacRumors

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…