iOS 13.3.1 permite desativar a localização por redes sem fio

A Apple lançou ontem o iOS 13.3.1 com diversas melhorias para o seus sistema operacional móvel; entre elas, a correção de um problema envolvendo privacidade nos novos iPhones: agora, existe uma opção para evitar o rastreamento em segundo plano do chip de Banda Ultralarga U1.

Publicidade

Para quem não está inteirado do assunto, o chip U1 utiliza um nível de energia muito baixo para que o dispositivo se comunique com outros gadgets a curto alcance. Com a ajuda desse componente, os novos iPhones podem localizar e se comunicar com outros aparelhos habilitados com o U1 de forma muito mais precisa, melhorando recursos como o AirDrop.

No entanto, de acordo com a Apple, essa tecnologia é proibida em alguns países, e para não ativá-la na região errada, o iPhone busca constantemente a localização do usuário (em segundo plano) para saber se ele está em uma região onde a UWB1 é permitida. E isso funciona mesmo com a opção “Serviços de Localização” desativada — sem falar que esse monitoramento deve gastar um pouco mais de bateria. Por esses motivos, a Maçã tratou de permitir a desativação do recurso no iOS 13.3.1, que continua vindo ativado por padrão.

Se você está preocupado com esse monitoramento constante causado pelo recurso do chip U1, siga os passos abaixo para desativá-lo:

Publicidade
  1. Vá em Ajustes » Privacidade;
  2. Selecione “Serviços de Localização”;
  3. Role até o fim da tela e vá em “Serviços do Sistema”;
  4. Procure por “Redes Sem Fio” e desative essa opção. Confirme para desativar.
Desativando a localização por redes sem fio no IOS 13.3.1

Após desativar a opção, seu iPhone não rastreará mais a sua localização o tempo todo. Porém, vale notar que o dispositivo também não utilizará mais os serviços de localização para aprimorar as conexões Wi-Fi e Bluetooth. Além disso, a “conscientização espacial” do AirDrop também será afetada.

via 9to5Mac

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…