O melhor pedaço da Maçã.

FTC investigará todas as aquisições feitas pela Apple e por outras gigantes na última década

A investigação será focada em aquisições potencialmente anticompetitivas
Andriy Blokhin / Shutterstock.com
FTC

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (Federal Trade Commission, ou FTC) anunciou hoje que vai investigar todas as aquisições feitas por Apple, Alphabet/Google, Amazon, Facebook e Microsoft na última década.

Publicidade

De acordo com o TechCrunch, a FTC solicitou a essas cinco empresas relatórios de todas as suas aquisições — independentemente de a mídia ter descoberto sobre elas ou não — realizadas entre 1º de janeiro de 2010 e 31 de dezembro de 2019, incluindo os termos (preços e outros detalhes financeiros), escopos, estruturas e objetivos de cada uma delas.

Os pedidos ajudarão a FTC a aprofundar seu entendimento sobre a atividade de aquisição de grandes empresas de tecnologia, incluindo como essas empresas relatam suas transações às agências federais antitruste e se as grandes empresas de tecnologia estão fazendo aquisições potencialmente anticompetitivas de concorrentes nascentes ou em potencial que não passam pelo registro do HSR [Lei Hart-Scott-Rodino] e, portanto, não precisam ser relatadas às agências antitruste.

A ideia é usar as informações para até mesmo influenciar uma possível reforma das políticas a fim de se adequar melhor as práticas de mercado atuais — a análise dessas aquisições pode mostrar como o poder financeiro e a influência dessas gigantes podem criar um mercado anticompetitivo. A FTC não informou se fará algo caso descubra alguma coisa relevante nessas aquisições passadas.

Joe Simons, presidente da FTC, disse o seguinte:

Publicidade

As empresas de tecnologia digital são uma grande parte da economia e do nosso dia a dia. Essa iniciativa permitirá à Comissão examinar mais de perto as aquisições nesse importante setor e também avaliar se as agências federais estão recebendo um aviso adequado das transações que podem prejudicar a concorrência. Isso nos ajudará a manter os mercados de tecnologia abertos e competitivos, para o benefício dos consumidores.

Atualmente, empresas americanas não precisam informar certos detalhes desses negócios — em alguns casos até mesmo o negócio em si —, a menos que a aquisição tenha um impacto material sobre o seu negócio, como especificado na Lei Hart-Scott-Rodino.

O comunicado para a imprensa feito pela FTC pode ser lido aqui.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Swift Playgrounds ganha versão para Mac

Próx. Post

Apple contrata executivo do Warner Music Group e perde chefe do News+

Posts Relacionados