O melhor pedaço da Maçã.

Apple pode estar devendo milhões em salários para funcionários; entenda o caso

Empregados da Apple

Em 2013, alguns funcionários da Apple (mais precisamente das lojas da empresa) abriram um processo contra a Maçã com o argumento de serem basicamente “tratados como ladrões”.

Publicidade

Resumidamente, eles alegaram que eram obrigados a se submeter a revistas de bolsas ao final de cada turno de trabalho (inspeção essa que durava de 10 a 15 minutos). Mesmo tendo que permanecer dentro da loja para esperar todos serem revistados, esse período acabava não contando como hora de trabalho e não entrava na conta da remuneração — essas revistas eram feitas inclusive quando empregados deixavam a loja no horário de almoço, em frente a consumidores, e serviam para desencorajar possíveis roubos.

Na época, o processo foi descartado; os empregados então o transformaram em ação coletiva, e o mesmo juiz que havia descartado o processo certificou a ação coletiva como válida; pouco tempo depois, ela foi descartada pois, na visão do juiz, o transtorno das inspeções seria totalmente desnecessário se os empregados simplesmente não levassem tais pertences para o ambiente de trabalho. Além disso, os advogados da Apple afirmaram que a prática não era realizada por todos os gerentes das lojas e que, mesmo quando isso ocorria, tratava-se de um processo “muito breve”.

Os reclamantes recorreram, e o Tribunal de Apelações do Nono Circuito dos Estados Unidos pediu então à Suprema Corte da Califórnia que resolvesse o pepino. Ontem, a Bloomberg Law informou que a decisão saiu a favor dos trabalhadores. Para a corte, a Apple violou a lei estadual quando não pagou pelo tempo gasto em inspeções obrigatórias no final dos turnos.

Publicidade

A corte também criticou o argumento utilizado pelos advogados da Apple de que os empregados poderiam simplesmente deixar seus pertences pessoais — incluindo seus iPhones — em casa.

Sua caracterização do iPhone como desnecessário para seus próprios funcionários está diretamente em desacordo com sua descrição do iPhone como uma parte “integrada e integral” da vida de todos os outros.

Caso seja confirmada, a decisão será retroativa. Ou seja, a Apple pode estar devendo uma boa grana (alguns milhões) em salários para seus empregados.

O caso agora retornará ao Nono Circuito e aos juízes federais responsáveis pelo caso, que decidirão como interpretar a lei estadual infringida pela Maçã. Ela muito provavelmente ainda poderá recorrer, também.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: ISS Real-Time Tracker, Guitario: Guitar Notes Trainer, CrazyTalk Animator 3 Pro e mais!

Próx. Post

Apple melhora recurso do Safari para visualizar e comprar produtos online em AR

Posts Relacionados