O melhor pedaço da Maçã.

Com a CarKey, Apple quer transformar iPhone na chave do seu carro

Emprestar a chave física? Nunca mais!
CarKey, API para destravar e dar partidas em carros pelo iPhone ou Apple Watch

Já tínhamos citado aqui, no início dos testes do iOS 13.4, a existência de uma nova API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações., chamada CarKey. À época, entretanto, não havia muitas informações sobre o seu funcionamento — sabíamos apenas que se tratava de algum recurso relacionado a chaves/carros. Agora, o mistério acabou.

Publicidade

Na versão beta mais recente do iOS 13.4, surgiram mais informações sobre a ferramenta. Trata-se de um recurso que permitirá aos usuários de iPhones o compartilhamento de “chaves digitais” dos seus respectivos veículos. Em outras palavras, caso você tenha um carro compatível com desbloqueio via NFC2Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade., poderá enviar chaves a seus contatos para que eles tenham acesso (temporário ou permanente) ao seu veículo e deem a partida.

As chaves digitais poderão ser enviadas pelo iMessage (somente em conversas individuais, nunca em grupo), e ficarão “guardadas” no aplicativo Wallet. Os usuários que as receberem poderão simplesmente aproximar o iPhone ou o Apple Watch da maçaneta do carro para destravá-lo e obter acesso; ao enviar a “chave digital” pelo iMessage, usuários receberão uma explicação sobre o funcionamento do recurso.

Vale notar que o CarKey só funcionará com autenticação via Touch ID ou Face ID, para garantir que quem esteja acessando seu carro seja realmente a pessoa para a qual você enviou o convite. Segundo o MacRumors, a Apple fará parcerias com montadoras para implementar o recurso — ou seja, não se trata de uma ferramenta que será utilizável por todos já com o lançamento do iOS 13.4.

Vamos aguardar, agora, para ver um anúncio oficial da Apple sobre o recurso. Será que podemos esperar algum comentário sobre o CarKey no suposto evento de março próximo? Veremos.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.
  • 2
    Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo Mac Pro começa a ser vendido no Brasil; preços começam em R$56.000 e vão até R$439.200

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: Alto’s Odyssey, Evergrow, Trainz A New Era e mais!

Posts Relacionados