O melhor pedaço da Maçã.

Microsoft lançará versão do antivírus Defender para iOS ainda este ano

Ele não deverá funcionar como os demais produtos da linha, entretanto
Microsoft Defender

O iOS precisa de antivírus? A princípio, não, já que estamos falando de um sistema fechado que — ao menos para grande parte dos usuários — não representa grandes riscos do ponto de vista da segurança. Entretanto, na prática, não é bem assim: agentes maliciosos podem aproveitar a navegação dos usuários pelo sistema para coletar informações por outros meios, que não a invasão ao sistema propriamente dita. É exatamente isso que a Microsoft quer evitar.

Publicidade

A gigante de Redmond, que já lançou uma versão do seu antivírus Defender para macOS no ano passado, anunciou que criará também versões do software para iOS e Android. Até o momento, não há muitas informações sobre as funções e a natureza do produto, mas espera-se que ele seja lançado até o fim do ano.

Uma coisa, entretanto, é certa: ao menos no iOS, o Defender não poderá ser um antivírus “completo”, no sentido de escanear as profundezas do sistema em busca de ameaças — até porque o sistema móvel da Apple não permite que aplicativos externos realizem essas ações. Em vez disso, a plataforma de segurança da Microsoft focará em proteger os usuários de phishing, ataques por email, invasão de contas e outras ameaças online.

Uma possibilidade é que a Microsoft faça, no iOS, uma integração do futuro Defender ao navegador Edge, já disponível na App Store. Com isso, o browser se “adaptará” às práticas de segurança do antivírus, instruindo usuários e evitando o acesso a páginas maliciosas ou golpistas. Isso tudo, claro, será muito mais útil para os usuários do iOS caso a Apple realmente libere a configuração de outros navegadores padrão que não o Safari (como especulado).

Publicidade

De qualquer forma, teremos que aguardar um pouco mais para sabermos de informações extras sobre o Defender para iOS/Android: é provável que a Microsoft toque no assunto durante a RSA Conference, evento de tecnologia da informação que acontecerá a partir da semana que vem em San Francisco (Califórnia, Estados Unidos). Vamos ver.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo MacBook Pro de 13″ poderá ter chips Intel de 10ª geração e até 32GB de RAM

Próx. Post

Duas lojas da Apple têm US$25 mil em produtos roubados em menos de 24 horas

Posts Relacionados