O melhor pedaço da Maçã.

Pesquisa mostra que desenvolvedores aprovam Swift, mas não querem trabalhar com macOS e tvOS

A maior pesquisa do tipo já feita no mundo Apple
Desenvolvedores em Aceleradora da Apple na China

Um ecossistema digital saudável precisa de uma série de fatores para perseverar. Entre eles, um dos mais importantes é ter uma comunidade de desenvolvedores satisfeita e interessada em manter o trabalho num bom nível. Pois, recentemente, o desenvolvedor do iOS Dave Verwer publicou os resultados de uma pesquisa feita entre seus colegas — a maior do tipo já feita para o universo da Maçã, com mais de 2.000 respostas.

Publicidade

Verwer decidiu fazer perguntas em uma série de aspectos, envolvendo o interesse pelo desenvolvimento nas diversas plataformas da Maçã, as ferramentas oferecidas pela empresa nesse trabalho e a própria carreira dos desenvolvedores. Abaixo, destacamos algumas das respostas mais interessantes — como o fato de que a média de satisfação dos desenvolvedores com o ambiente de desenvolvimento da Apple está, atualmente, em 74%.

Pesquisa de satisfação e interesse com desenvolvedores do mundo Apple

Além disso, é bom notar que a transição da Objective-C para a Swift está ocorrendo de vento em popa: na média, os desenvolvedores afirmaram que 80% dos seus trabalhos têm sido escritos na nova linguagem de programação da Apple, enquanto 89% dos seus projetos pessoais já estão sendo desenvolvidos com a Swift. Na média, o índice de satisfação da linguagem entre os desenvolvedores é de 83%, e boa parte dos desenvolvedores afirmam que ela está se tornando mais capaz conforme vai evoluindo.

Pesquisa de satisfação e interesse com desenvolvedores do mundo Apple

Se a Swift vai muito bem, obrigado, o mesmo não dá para dizer do interesse dos devs em relação a algumas plataformas da Maçã. Num ponto de vista dos negócios, o interesse médio dos desenvolvedores em criar aplicações para o macOS está em apenas 30% — mais da metade dos participantes classificaram essa interesse com a nota 1, a mais baixa possível, e só 5,8% deram nota 10, a mais alta.

Publicidade

No tvOS, a situação é parecida, com uma média de interesse nos 23%. O watchOS se deu um pouco melhor: em termos de negócios, a média de interesse em desenvolver para a plataforma é de 30%, e do ponto de vista pessoal, esse índice sobe para 49%. Obviamente, o iOS ainda é a menina dos olhos da comunidade, com interesse na casa dos 85%.

Pesquisa de satisfação e interesse com desenvolvedores do mundo Apple

Em termos de modelo de negócios, 40% dos participantes afirmaram que seus apps são completamente gratuitos, enquanto 13,4% afirmaram que ganham dinheiro com assinaturas que expandem a funcionalidade dos aplicativos. 10% ainda adotam o modelo de compra avulsa de apps.

Também é possível notar que os desenvolvedores consideram a atual taxa da App Store acima do ideal: mais de um quarto dos participantes respondeu que, na opinião deles, uma taxa razoável seria entre 11% e 15% da receita. Atualmente, a Apple cobra 30% da receita dos desenvolvedores gerada na loja — embora esse número caia para 15% no caso da receita proveniente de assinaturas mais antigas.

Pesquisa de satisfação e interesse com desenvolvedores do mundo Apple

Outros dados importantes: entre os desenvolvedores pesquisados, a imensa maioria são homens (94%), brancos (85,3%); 41% deles têm entre 30 e 39 anos. Ou seja, ao menos na amostra entrevistada, diversidade não parece ser o forte da comunidade de devs da App Store — vamos ver o que a Apple acha disso.

Publicidade

A pesquisa completa, com várias outras perguntas e dados completos de respostas, pode ser conferida no seu site oficial.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: transferindo músicas do iPhone pro HomePod via Handoff

Próx. Post

IRPF 2020: software para declaração do Imposto de Renda já está disponível [atualizado 2x]

Posts Relacionados