Problemas ao rodar o IRPF 2020 no Mac? Confira as soluções

Conforme noticiamos na segunda-feira passada, o programa da Receita Federal para a declaração do Imposto de Renda 2020 já está disponível para download em uma série de versões para diferentes plataformas.

Todavia, mantendo uma tradição de anos, o IRPF 2020 para macOS pode trazer alguns problemas ao tentar ser executado pela primeira vez. Por isso, estamos aqui para ajudá-los.

O processo de download e instalação é bem simples e direto, mas ao dar um duplo-clique no aplicativo você poderá se deparar com um aviso de que ele “não pode ser aberto porque o desenvolvedor não pode ser verificado”:

Muita hora nessa calma! 😆 Esse é apenas o sistema de proteção embutido no macOS em ação, visto que o IRPF não é distribuído pela Mac App Store e nem passa por todos os processos que a Apple exige de desenvolvedores de maneira a garantir a segurança de seus usuários.

Em vez de movê-lo para o lixo, clique com o botão direito sobre o arquivo IRPF2020.app no Finder e escolha a opção “Abrir”:

Fazendo isso, a janelinha que abrirá é um pouco diferente. Ela ainda alerta que o “macOS não pode verificar o desenvolvedor”, mas agora permite que você prossiga clicando no botão “Abrir”:

Prontinho! Quer dizer… ainda não:

A menos que você já tenha o Java Runtime Environment instalado no seu Mac, você verá o aviso acima. Então, clique em “OK”, dirija-se ao site do Java, baixe e instale o JRE. É um processo bem simples e rápido.

Agora sim, você pode abrir o IRPF 2020 e entregar o seu suado dinheirinho pro nosso querido governo correr pro abraço.

Outra alternativa a isso tudo, claro, é optar pelo app mobile do IRPF:


Ícone do app Meu Imposto de Renda

Meu Imposto de Renda

de Serpro

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 7.0.4 (29.6 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
Screenshot do app Meu Imposto de RendaScreenshot do app Meu Imposto de RendaScreenshot do app Meu Imposto de RendaScreenshot do app Meu Imposto de RendaScreenshot do app Meu Imposto de Renda

Por fim, uma pequena dica legal para quem for preencher a declaração pelo Mac: se você tentar usar o atalho de teclado V para colar qualquer coisa em campos do software, nada vai acontecer. Em vez disso, você precisa usar o atalho do Windows: V.

Vai entender! 🤷🏼‍♂️

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…