O melhor pedaço da Maçã.

Apple desliga contas de desenvolvedor ligadas à Clearview AI por violação das suas diretrizes

A polêmica com a empresa de reconhecimento facial continua
Shutterstock.com
Reconhecimento facial

Quem tem acompanhado o noticiário tecnológico certamente já ouviu falar da Clearview AI, empresa polêmica que reúne um banco de dados com bilhões e bilhões de fotos publicadas em redes sociais para criar uma plataforma global de reconhecimento facial.

Publicidade

Para quem não está acompanhando a história toda, basicamente a Clearview passou os últimos meses defendendo-se de acusações do ponto de vista ético, afirmando que sua plataforma de reconhecimento facial seria disponibilizada apenas para governos e agências de segurança ao redor do mundo. Tudo isso, entretanto, foi por água abaixo há alguns dias, quando dados da empresa foram vazados na internet e mostraram que ela tentou oferecer sua solução de reconhecimento facial para 200 empresas, como a NBA e o Walmart.

O vazamento expôs também as reais práticas da empresa: antes, a Clearview afirmava guardar apenas imagens disponíveis publicamente, acessíveis por meio de mecanismos como o Google Imagens. Entretanto, na realidade, a empresa estava coletando arquivos também de bases privadas, como contas (inclusive fechadas) do Facebook, do Instagram e do YouTube.

Tela inicial do aplicativo da Clearview AI para iOS

Agora, a Apple resolveu tomar uma atitude: como informado pelo BuzzFeed News, a empresa revogou o acesso às conta de desenvolvedor ligadas à Clearview AI, efetivamente banindo o uso dos seus aplicativos. Segundo a Maçã, ela violou as diretrizes do seu programa de desenvolvedores empresariais.

Publicidade

O caso é semelhante ao vivido pelo Facebook e pelo Google no ano passado, quando a Apple descobriu que as empresas estavam abusando dos seus certificados de desenvolvedor para distribuir aplicativos a clientes por fora da App Store — no geral, aplicativos que não se conformassem às regras da loja de aplicativos. No caso da Clearview, a empresa estava usando essa mesma prática para distribuir seu aplicativo de reconhecimento facial a empresas, o que não é permitido pelas regras da Apple.

O CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Clearview, Hoan Ton-That, afirmou que a empresa entrou em contato com a Apple e está trabalhando com a gigante de Cupertino para conformar-se aos seus termos e condições. Vamos, portanto, acompanhar essa história.

via TechCrunch

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: Earth 3D, Bingles Shapes, Batch Photo Resizer e mais!

Próx. Post

MacMagazine no Ar #361: SKUs de novos produtos, Wi-Fi 802.11ay, Smart Keyboard com trackpad, Macs com chip ARM e mais!

Posts Relacionados