Há algumas semanas, a Samsung apresentou seus novos gadgets ao mundo, entre eles o Galaxy S20 Ultra, seu flagship máximo.

Como informamos, esse modelo conta com uma câmera principal de 108 megapixels com abertura ƒ/1.8, zoom óptico de 10x e digital de até 100x. Além do (monstruoso) sensor principal, o dispositivo também conta com uma teleobjetiva de 48MP com abertura ƒ/3.5, uma ultra-angular de 12MP com abertura ƒ/2.2 e um sensor ToF1.

Mas como será que esse sistema de câmeras avançado se sai em comparação ao iPhone 11 Pro? Naturalmente, essas comparações são inevitáveis, e vários sites especializados já fizeram seus testes — com as câmera traseiras, principalmente.

Antes de mergulhar nas comparações, entretanto, vamos relembrar algumas características do sistema de câmeras do iPhones 11 Pro:

  • Câmera tripla (ultra-angular, grande-angular e teleobjetiva) de 12MP cada.
  • Ultra-angular: abertura de ƒ/2.4 e campo de visão de 120°; grande-angular: abertura ƒ/1.8; teleobjetiva: abertura ƒ/2.0.
  • Zoom óptico de 2x; digital de até 10x.

Tanto a CNET quanto o Phone Arena fizeram boas comparações das câmeras dos dois aparelhos. Veremos a seguir como os dispositivos se saíram nos testes de cada um deles:

Câmera no modo padrão

Em imagens de paisagem (sem zoom), as fotos registradas com o iPhone 11 Pro e com o Galaxy S20 Ultra não são discrepantes, exceto por algumas nuances interessantes — como as cores um pouco mais frias no iPhone e levemente saturadas no dispositivo da Samsung.

Zoom

Como dissemos, o iPhone 11 Pro pode tirar fotos com zoom óptico de 2x e digital de até 10x, enquanto no Galaxy S20 Ultra esses números chegam a 10x e a até 100x, respectivamente.

O resultado das imagens vai do gosto de cada um, mas para um teste justo, elas foram registradas com zoom óptico de 2x (o máximo do iPhone 11 Pro), de 5x e de 10x (óptico no Galaxy S20 Ultra, mas digital no iPhone 11 Pro). Confira:

Modo Noite

Um dos recursos mais elogiados da câmera do iPhone 11 Pro foi o novo Modo Noite, exclusivo dos modelos mais recentes e que, de fato, chamou a atenção pela eficácia e praticidade na hora de registrar uma foto com pouca luz.

Atrelado a um recurso semelhante, o Galaxy S20 Ultra faz uso do sensor mais largo para capturar ainda mais luz e dar mais cores às fotos tiradas num ambiente noturno. Veja os resultados a seguir:

Modo Retrato

Chamado de Live Focus nos dispositivos da Samsung, o Modo Retrato (no iPhone) nada mais é do que o recurso que desfoca o plano de fundo de uma imagem para destacar o objeto principal.

Curiosamente, a remoção da lente de zoom 2x no Galaxy S20 Ultra fez com que as imagens usando o Live Focus perdessem alguns detalhes — além do fato de que a câmera não lida muito bem com o excesso de luz, caso o dia esteja ensolarado. Sendo assim, é possível notar uma imagem mais equilibrada e detalhada no iPhone, veja:

Selfie

Na câmera frontal, o iPhone 11 Pro conta com um sensor de 12MP e abertura ƒ/2.2, enquanto que o Galaxy S20 Ultra possui uma lente de 40MP, também com abertura ƒ/2.2.

É possível notar que o Galaxy S20 Ultra reduz o ruído da imagem mais agressivamente (talvez graças ao modo Bokeh da foto); o iPhone 11 Pro traz uma vibração menor das cores, porém é possível visualizar mais detalhes.

Vídeo

Para gravação de vídeos, especificamente, a câmera do iPhone 11 Pro suporta filmagens 4K a 24, 30 ou 60 quadros por segundo, além de estabilização óptica (na grande-angular e na teleobjetiva, apenas). Enquanto isso, o Galaxy S20 Ultra pode gravar vídeos 8K a 24qps ou 4K UHD a 24, 30 ou 60qps, tudo isso com ajuda da tecnologia VDIS2.

Para comparar a qualidade dos vídeos de ambos os dispositivos, o EverythingApplePro divulgou o vídeo a seguir, no qual os dois aparelhos são colocados lado a lado — ajudando a visualizar, em tempo real, as diferenças entre eles.

Conclusão

Digo e repito: o resultado é extremamente pessoal e vai de acordo com as suas necessidades. O fato é que ambas as câmeras são incríveis e contam com recursos fundamentais que as deixam preparadas para as mais diversas situações.

De acordo com o Phone Arena, o Galaxy S20 Ultra possui “imagens mais equilibradas durante o dia, ótimas fotos noturnas e incrível desempenho de zoom”, enquanto o iPhone 11 Pro “mantém sua posição, apesar de apresentar alguns problemas com o balanço de branco que são mais perceptíveis à noite”. Apesar disso, eles afirmam que o flagship da Maçã é “capaz de fornecer ótimas imagens sem esforço”.

A CNET também destaca a capacidade do zoom do Galaxy S20 Ultra, em grande parte por oferecer mais opções de aproximação (tanto óptico quanto digital) do que o iPhone 11 Pro. Não obstante, quando se trata de qualidade geral, o “vencedor não é tão claro”.


iPhone 11 Pro e 11 Pro Max

Botão - Comprar agora

iPhone 11 Pro e 11 Pro Max

de Apple

Preço à vista: a partir de R$ 6.299,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 583,25
Cores: cinza-espacial, prateada, verde meia-noite e dourada
Capacidades: 64 GB, 256 GB ou 512 GB
Lançamento: setembro de 2019

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários