O melhor pedaço da Maçã.

Software para Mac ajuda a pesquisar cura para o Coronavírus

É possível doar uma parte do poder de processamento do seu computador
Shutterstock.com
Coronavírus

O surto do novo Coronavírus (COVID-19) segue alastrando-se pelo mundo, tendo vitimado até o momento mais de 3.200 pessoas e já com dois casos confirmados no Brasil. Indivíduos, grupos, governos, entidades e empresas do mundo inteiro estão tentando se precaver de todas as formas possíveis e, embora o pânico e a histeria coletiva sejam contraproducentes, um pouco de preocupação é salutar — é ela, afinal, que representará o motor para nos cuidarmos e, eventualmente, encontrarmos uma cura (ou prevenção definitiva) para o vírus.

Publicidade

Falando em cura, cientistas do mundo estão, claro, trabalhando duro nas pesquisas para que ela seja eventualmente desenvolvida. A novidade, aqui, é que ninguém menos que o seu Mac (ou PC) pode ajudar nisso — tudo graças ao projeto Folding@home (FAH).

O projeto conta com aplicativos para os três principais sistemas operacionais de desktops do mundo (macOS, Windows e Linux) e tem uma função muito simples: permitir que uma parte inutilizada do poder de processamento do seu computador seja utilizada para a análise e o processamento de dados que serão relevantes para os cientistas na pesquisa por uma cura para o vírus.

Baixando o Folding@home, você pode doar os recursos não-utilizados do seu computador ao Consórcio Folding@home, onde pesquisadores estão trabalhando para avançar nosso entendimento das estruturas de potenciais alvos de medicamentos para o COVID-19 — que, por sua vez, poderão ajudar na criação de novos tratamentos. Os dados que você nos ajuda a gerar serão rápida e abertamente distribuídos como parte de uma colaboração aberta entre múltiplos laboratórios ao redor do mundo, dando aos pesquisadores novas ferramentas que poderão proporcionar oportunidades para a criação de medicamentos que salvarão vidas.

O aplicativo do projeto para Mac requer computadores de 64 bits rodando o macOS 10.6 (Snow Leopard) ou posterior. Nas configurações do utilitário, você pode configurar a quantidade de poder de processamento que será doada, bem como o tempo de atividade do aplicativo — é possível deixá-lo ativo somente quando o computador estiver ocioso, por exemplo.

Publicidade

Vale notar que o Folding@home não é um projeto inédito ou dedicado exclusivamente ao novo Coronavírus: há também uma série de pesquisas relacionadas a outras doenças, como Alzheimer, Parkinson, dengue, zika, ebola e alguns tipos de câncer. Ao baixar o programa, você pode escolher a pesquisa para a qual irá contribuir ou simplesmente selecionar a opção “anything”, que doará o poder do seu Mac para algum dos processos aleatoriamente.

Então, vamos colaborar?

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: dominando o Finder do macOS (Parte 1/2)

Próx. Post

Twitter inicia testes dos “Fleets” no Brasil, sua própria versão dos Stories

Posts Relacionados