O melhor pedaço da Maçã.

Mapas da Apple poderão trazer recomendações de locais; transporte público e “Olhe ao redor” se expandem

MacStories
Mapas da Apple no iOS

Os Mapas da Apple, embora ainda estejam engatinhando em várias partes do mundo, já chegaram a um ponto em que são perfeitamente utilizáveis em diversas outras localidades. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Maçã finalmente completou a renovação da plataforma com informações próprias, mais bem apuradas e atualizadas com mais presteza. Agora, um novo recurso pode estar para chegar ao serviço.

Publicidade

O The Verge encontrou uma vaga de emprego inédita no site de oportunidades da Apple: o cargo, intitulado “Product Manager – Maps, Writer/Editor”, tem como principal responsabilidade “ajudar a construir e expandir uma categoria de conteúdo totalmente nova para o Apple Maps”. A aposta da matéria? Um sistema de recomendação de locais próprio, semelhante ao que o Google Maps já faz há anos.

Algumas evidências apontam para isso: as descrições adicionais do cargo pedem que o candidato tenha uma “curiosidade insaciável por descobrir novos lugares e uma paixão por divulgar isso ao mundo de uma maneira envolvente”, além de “conhecimento de tendências na gastronomia, no turismo e no mundo das compras”. Faz sentido, portanto.

Vale notar que, hoje em dia, os Mapas da Apple já oferecem descrições e informações básicas de locais e estabelecimentos; esses dados, entretanto, são coletados de outras fontes como o Yelp e a Wikipédia. Caso confirmada, essa nova empreitada representará mais um passo rumo à independência completa do Apple Maps — a empresa já dispensou o Google, depois a captura geográfica de empresas parceiras (como a TomTom), e agora poderá também trazer informações próprias sobre os locais.

Publicidade

Nada disso chega a ser inédito para a Apple, que já traz conteúdo editorial próprio na App Store e no Apple Music, por exemplo. Só esperamos que a novidade seja lançada globalmente. É pedir demais?

Informações de transporte público na Europa

Enquanto isso, a expansão dos recursos da plataforma continua. Agora, foi a vez do recurso de transporte público de chegar a mais uma série de localidades na Europa, como notado por @guillaumet no Twitter.

Rotas de transporte público no Mapas da Apple disponíveis em Barcelona, na Espanha, na França e em outros lugares da União Europeia.

Habitantes de algumas cidades do Velho Mundo já podiam utilizar a funcionalidade, mas agora ela chegou a uma série de novos locais — boa parte das cidades da França, da Espanha e da Alemanha já estão cobertas com as novas informações. Com isso, moradores e visitantes das cidades poderão traçar rotas de transporte público e obter informações completas sobre estações e linhas de metrô, ônibus, trem e o que mais estiver disponível.

Vale notar que, no Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro já são cobertas pelo recurso de transporte público dos Mapas da Apple. A lista completa de cidades que já contam com a funcionalidade pode ser conferida aqui.

Olhe ao redor (Look Around) nos EUA

Por fim, o recurso Olhe ao redor (Look Around) — semelhante ao Google Street View, só que melhor — também chegou a mais três cidades dos EUA: Boston, Filadélfia e a capital Washington, D.C. A novidade foi percebida por usuários do fórum do MacRumors.

A expansão do recurso tem sido lenta, com disponibilidade — até o momento — limitada a um punhado de cidades nos EUA. Isso chega a ser compreensível, considerando o nível de complexidade envolvido em criar uma verdadeira captura 3D de um município inteiro (com nível de detalhe muito maior do que o Street View, é bom notar). Ainda assim, seria legal ver a coisa chegando a outros lugares do mundo, não?

via iMore

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Speedtest adiciona plano com VPN ilimitada; VSCO, CleanMyMac X e Tripsy são atualizados

Próx. Post

Email, iMessage e outros serviços do iCloud estão fora do ar para alguns usuários [atualizado: resolvido!]

Posts Relacionados