Swift fica em 11º lugar em ranking de linguagens mais populares entre desenvolvedores

Já falamos aqui algumas vezes sobre o ranking da firma de consultoria RedMonk, que lista as linguagens de programação que geram mais interesse entre a comunidade de desenvolvedores — que é diferente da lista de linguagens mais utilizadas por eles, é bom notar.

Publicidade

Desde 2015, a Swift apresentava uma trajetória ascendente no ranking; agora, ela ficou estável no levantamento. No ranking de janeiro de 2020, a Swift aparece em 11º lugar — um pouco abaixo da 10ª colocação conquistada em 2018, mas ainda entre as linguagens que despertam mais interesse nos desenvolvedores.

No levantamento mais recente, o JavaScript conquistou a coroa, enquanto o Java e o Python dividiram a medalha de prata. Confiram o ranking completo:

PosiçãoLinguagem
1º lugarJavaScript
2º lugarJava
2º lugarPython
4º lugarPHP
5º lugarC#
6º lugarC++
7º lugarCSS
7º lugarRuby
9º lugarC
9º lugarTypeScript
11º lugarSwift
12º lugarObjective-C
13º lugarR
13º lugarScala
15º lugarGo
15º lugarShell
17º lugarPowerShell
18º lugarPerl
19º lugarKotlin
20º lugarHaskell

A RedMonk divulgou também um gráfico com as tendências de popularidade entre as linguagens de programação, que é baseado no número de projetos escritos em cada uma delas no GitHub.

Desta vez, o pessoal da RedMonk não chegou a destacar a Swift nas suas considerações — eles lembraram, entretanto, que a linguagem da Apple foi a que teve crescimento nos anos seguintes ao seu lançamento, rapidamente conquistando um lugar de destaque nas cabeças e nos corações dos desenvolvedores.

Isso, claro, é ótimo para as ambições da Maçã: a Swift é a linguagem pensada para trabalhar mais harmonicamente com os sistemas operacionais e os computadores da empresa, e sua adoção pelo maior número possível de desenvolvedores será extremamente benéfica — não só para a gigante de Cupertino, mas também para os usuários dos seus produtos e serviços.

Publicidade

Agora, queremos saber: como está com a relação com a Swift entre os desenvolvedores que nos leem? Deixem seus comentários logo abaixo!

via WIRED

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…