O melhor pedaço da Maçã.

Fuja do Coronavírus: confira a melhor forma de limpar seu iPhone, iPad, Mac, Apple Watch e AirPods

Denys Prykhodov / Shutterstock.com
iPhone sendo limpado com paninho

Não há para onde correr: o surto de Coronavírus chegou ao Brasil, e, ainda que o pânico generalizado seja a pior resposta possível a esse tipo de desastre, sempre é bom tomar as precauções recomendadas pelos órgãos competentes. No caso do infame COVID-19, a tônica é sempre a mesma: evite contato com pessoas infectadas e mantenha a higiene sempre em dia, evitando tocar no seu rosto sem antes lavar as mãos por no mínimo 20 segundos.

Publicidade

Um fator importante disso tudo, entretanto, é lembrar dos nossos gadgets. Ora, nossos notebooks, tablets e (especialmente) smartphones estão infestados de impurezas a todos os momentos, de forma que, se não higienizados periodicamente da forma correta, podem trazer riscos dos quais nem nos damos conta. Por outro lado, limpar seu equipamento de forma indevida pode causar problemas a curto ou longo prazo, que é algo que nós também não queremos. O que fazer, então?

Bom, no caso dos produtos da Apple, é simples — a empresa, inclusive, disponibiliza guias de limpeza completos de seus gadgets. Abaixo, daremos uma geral nesse assunto.

iPhone e iPad

As recomendações variam ligeiramente de produto para produto, mas algumas instruções gerais devem ser seguidas: primeiramente, desconecte todos os cabos e desligue seu dispositivo. Em seguida, use um pano umedecido macio e sem fiapos, como aqueles de microfibra — paninhos de óculos, por exemplo, são ótimos para isso. Deslize o pano por toda a superfície do aparelho, com cuidado para não deixar que nenhuma umidade nas suas aberturas (mesmo nos aparelhos resistentes à água).

App Store no iPhone e no iPad

Vale notar que, com o surto de Coronavírus, a Apple atualizou suas dicas de limpeza para iPhones e “liberou” o uso de panos desinfetantes para higienizar os aparelhos — antes, a empresa não recomendava esse tipo de produto, citando conflitos com a camada oleofóbica das telas dos smartphones, mas parece que a coisa toda não representa tanto risco assim.

Publicidade

Portanto, caso você queira deixar seu iPhone ainda mais limpo, pode usar um paninho desinfetante (como aqueles embebidos em álcool isopropílico 70%). Não use limpadores de telas diretamente na superfície do aparelho, nem nenhum produto que contenha cloro.

Mac, teclado, mouse e trackpad

Para limpar o corpo do Mac (seja ele de mesa ou portátil), as instruções são parecidas com as de logo acima: desconecte o equipamento da tomada e desligue-o completamente. Em seguida, deslize um pano macio e sem fiapos levemente umedecido por toda a superfície (interna e externa) do computador, inclusive na tela. Não use spray limpa-tela diretamente nos painéis, e não deixe que entre umidade nas aberturas das máquinas.

Teclado borboleta do MacBook

No caso dos elementos mais manuseados (teclado, trackpad e mouse, internos ou externos), a higienização pode ser um pouco mais profunda. A Apple recomenda lenços desinfetantes Clorox ou Lysol — duas marcas que não existem por aqui, mas que podem ser substituídas, também, por qualquer tipo de paninho desinfetante embebido com álcool isopropílico 70%. Após o pano/lenço úmido, deve-se secar a área com um outro pano, seco — não deixe que o líquido desinfetante fique muito tempo em contato com as máquinas ou acessórios.

Publicidade

Vale notar que, no caso dos teclados, não se deve aplicar muita pressão nas teclas para fazer a limpeza, pois isso pode danificar os componentes. Também é bom evitar panos muito úmidos (se esse for o caso, torça-os antes de realizar o processo), e nem pense em usar lenços com alvejante ou cloro.

Apple Watch

Para limpar a caixa do reloginho, mesmo esquema: desligar, remover a pulseira e usar um pano umedecido com água limpa; é possível, também, colocar o Watch em uma torneira com água morna por 10 a 15 segundos. Em seguida, é necessário secá-lo completamente com um pano seco e não-abrasivo.

Para higienizar as pulseiras do Apple Watch, basta limpá-las com um pano levemente umedecido e secá-las imediatamente. As pulseiras que não são de couro podem ser lavadas em água corrente morna.

AirPods

Nenhum mistério aqui: tanto para os fones quanto para seu estojo, use panos macios, que não soltem fiapos, levemente umedecidos, secando-os imediatamente depois; para as malhas do microfone e dos alto-falantes, você pode usar um cotonete seco. Lembre-se de nunca usar objetos afiados ou materiais abrasivos no processo.

Audiófilo analisa AirPods Pro

No caso do estojo dos fones, especificamente, a Apple “libera” o uso de panos desinfetantes, embebidos em álcool isopropílico 70%, para higienização mais profunda.

Mesmo no caso dos AirPods Pro, que são resistentes à água, não lave os fones em água corrente. O que pode ser lavado em água corrente são as pontas de silicone dos AirPods Pro — só não use sabão e certifique-se de secá-las completamente antes de encaixá-las de volta nos fones.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Coronavírus: sessões do “Today at Apple” são canceladas em San Francisco e Seattle

Próx. Post

Outlook ganha novas opções de formatação no iOS; Spotify introduz nova tela inicial, iMazing agora tem seção de fotos e mais!

Posts Relacionados