O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: iPadOS 14 terá suporte avançado a mouse/trackpad [atualizado]

HUT Design / Shutterstock.com
iPad Pro com Smart Keyboard

Recentemente, rumores sobre um novo Smart Keyboard (com direito a trackpad) foram ventilados — nós discutimos o assunto no MacMagazine no Ar #361. Agora, mais peças desse quebra-cabeça vão se juntando.

Publicidade

O 9to5Mac teve acesso a uma compilação preliminar do iOS 14 e está destrinchando o sistema. Essa investigação já foi responsável por dedurar que o Apple Watch poderá ganhar medição de níveis de oxigênio, taquímetro, compartilhamento de mostradores e outros recursos, e que a Apple também poderá lançar seus primeiros fones de ouvido circum-aurais neste ano.

Pois agora o site informou que a décima quarta versão do sistema operacional móvel da Apple conta com suporte mais avançado a mouse/trackpad — atualmente, o iOS 13 conta com esse suporte, mas ainda se trata de um recurso bastante limitado. Não só isso: os códigos do sistema contam com referências a dois novos modelos de Smart Keyboard, praticamente confirmando a chegada desse novo acessório.

Ícone de seta e mão do ponteiro do mouse

Mas o que seria esse suporte avançado? Segundo o site, você teria uma experiência com o mouse parecida com a que temos no macOS, como suporte a vários tipos de ponteiros (setinha para quando você está navegando; mãozinha quando você passa o mouse em cima de links, por exemplo), possível suporte para gestos existentes no macOS, como tocar com dois dedos para clicar com o botão direito e tocar para clicar (indicando que o trackpad poderá ter algum tipo de sensibilidade a pressão ou, até mesmo, algum tipo de feedback tátil), entre outras coisas.

Publicidade

Uma diferença crucial e que faz todo sentido é que, no iPadOS, o ponteiro provavelmente desaparecerá automaticamente após alguns segundos sem tocar no mouse/trackpad, a fim de priorizar a experiência tradicional com o iPad (ou seja, toques na tela). Ao tocar no mouse/trackpad, o ponteiro reapareceria.

É possível que todas essas novas APIs1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. possam ser convertidas automaticamente ao utilizar o Mac Catalyst para transformar seu aplicativo criado para iPad em um app para Mac. 😉

Animados com a novidade?


iPads Pro de 11″ e 12,9″

de Apple

Preço à vista: a partir de R$ 6.119,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 566,58
Cores: cinza espacial ou prateado
Capacidades: 64 GB, 256 GB, 512 GB ou 1 TB
Lançamento: outubro de 2018

Botão - Comprar agora

Atualização 10/03/2020 às 12:12

Segundo o 9to5Mac, o iPadOS 14 contará com suporte a um novo gesto (compatível com o tal Smart Keyboard com trackpad) para alternar entre aplicativos., aumentando ainda mais a produtividade.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

watchOS 7 deverá vir com taquímetro, compartilhamento de mostradores, recurso de “horário escolar” e muito mais

Próx. Post

Coronavírus: sessões do “Today at Apple” são canceladas em San Francisco e Seattle

Posts Relacionados