O melhor pedaço da Maçã.

watchOS 7 deverá vir com taquímetro, compartilhamento de mostradores, recurso de “horário escolar” e muito mais

Novo mostrador de Orgulho no watchOS 5.2.1

E a Apple deu com a língua nos dentes, mesmo: ao longo do fim de semana, o 9to5Mac pôs as mãos — sabe-se lá como — em uma versão interna, de testes, do iOS 14. Algumas das novidades dos futuros sistemas (ou elementos relacionados) já foram reveladas, como monitoramento de sono, melhorias no ECG e um possível oxímetro, além de possíveis novos fones de ouvido da Maçã.

Publicidade

Agora, já temos mais prévias relacionadas ao watchOS 7.

Compartilhamento de mostradores

De acordo com os códigos vistos pela reportagem, a Apple está desenvolvendo um recurso que permitirá aos usuários compartilhar os mostradores do Apple Watch — em outras palavras, você poderá configurar o mostrador perfeito de acordo com as suas necessidades e, em seguida, enviá-lo aos seus contatos.

App Watch no iPhone

Cada mostrador será um arquivo único; os usuários poderão vê-los no aplicativo Arquivos e compartilhá-los via AirDrop, email ou qualquer outro meio. Não se sabe, ainda, se será possível compartilhar os mostradores pelo próprio Watch, entretanto.

Publicidade

Vale notar que, pelos achados do 9to5Mac, o watchOS 7 trará ainda três novos modelos de mostradores. Não há nenhuma menção, entretanto, ao suporte a mostradores de terceiros.

“Infograph Pro” com taquímetro

Uma nova versão do mostrador Infograph, chamada de “Infograph Pro”, deverá ser introduzida no watchOS 7. A principal novidade será a introdução de um taquímetro à coisa toda — sim, aquele elemento presente em alguns relógios analógicos de luxo que calcula a velocidade média de um percurso em determinado intervalo de tempo.

Relógio com taquímetro no anel exterior

Obviamente, o funcionamento do taquímetro no Apple Watch deverá ser mais “inteligente” do que nos relógios analógicos, onde você deve fazer um cálculo para descobrir a velocidade que está medindo. Como o relógio da Maçã conta com GPS embutido e outras tecnologias, essa conta poderá ser feita automaticamente.

Mostradores com fotos compartilhadas

Aparentemente, o watchOS 7 incorporará o recurso de álbuns compartilhados do aplicativo Fotos – e permitirá, portanto, que você configure mostradores com fotos vindas destes álbuns. Com isso, o mostrador poderá exibir, ciclicamente, fotos vindas de diferentes fontes (como diferentes membros da família, por exemplo), não apenas do seu próprio Rolo da Câmera.

Apple Watch para crianças (no iPhone dos responsáveis)

Se por qualquer motivo você quiser dar um Apple Watch ao seu filho sem que ele tenha um iPhone, isso será possível no watchOS 7: de acordo com os códigos encontrados na reportagem, a Maçã permitirá que um mesmo iPhone (o do pai, da mãe ou de um responsável) sincronize múltiplos Watches — um do próprio dono, e outros dos filhos.

Publicidade

Atualmente, já é possível ligar vários relógios a um mesmo iPhone, mas apenas um pode ser usado de cada vez. Caso o novo recurso da Apple veja a luz do dia, um iPhone poderá ser o “provedor” de vários Watches, e os pais poderão controlar uma série de aspectos de uso dos relógios dos filhos, como música, contatos e…

Horário escolar

…um suposto novo recurso de “horário escolar” (“Schooltime”). Nele, será possível configurar um período do dia em que as crianças estarão na escola; nesse período, apenas certos aplicativos e complicações poderão ser acessados.

Apps, não extensões

No watchOS 6, a Apple deu um grande passo ao reloginho ao permitir que desenvolvedores lançassem apps avulsos para ele, sem a necessidade de uma contraparte no iOS. Esses apps, entretanto, ainda são baseados na mesma arquitetura de antes, em que as aplicações eram meras extensões dos apps para iPhone.

App Store no Apple Watch Series 5

Agora, isso deverá mudar: de acordo com códigos encontrados no iOS 14, desenvolvedores poderão criar aplicativos completos para o Apple Watch, não mais baseados na arquitetura de extensão. Não sabemos ainda quais melhorias práticas serão geradas com essa mudança, mas podemos esperar aplicativos ainda mais capazes e independentes — tomara!

Sono

Mais uma vez, foram encontrados códigos relacionados a um possível recurso de monitoramento de sono no watchOS 7. Agora, os achados indicam que usuários poderão configurar uma meta de sono diária no aplicativo Saúde, no iPhone; o app dará, inclusive, dicas e recomendações para uma noite mais saudável e com sono mais duradouro.

Central de Controle

O painel de controles rápidos receberá, no watchOS 7 (e possivelmente no iOS 14) novos botões: um de acesso rápido ao chamado “Modo Sono” e outro de detecção de ruídos.


Vale notar que alguns dos recursos supracitados (ou, sendo mais realista, provavelmente a maioria deles) certamente serão exclusivos do futuro “Apple Watch Series 6”. Para sabermos quais deles, precisaremos aguardar mais alguns meses.

Ainda assim… animador, não?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: Q&A — será que vai rolar a WWDC 2020?

Próx. Post

Rumor: iPadOS 14 terá suporte avançado a mouse/trackpad [atualizado]

Posts Relacionados