O melhor pedaço da Maçã.

Apps anônimos que capturavam dados de usuários de iOS são removidos da App Store

Sensor Tower

Se você lê o MacMagazine com alguma regularidade, certamente já viu algum artigo nosso citando dados da Sensor Tower, uma das maiores firmas de estatística do mundo dos aplicativos e da computação móvel. Pois hoje a empresa está sob os holofotes da imprensa tecnológica por um outro motivo… um tanto menos agradável, eu diria.

Publicidade

O BuzzFeed News descobriu que uma série de aplicativos (até então) disponíveis na App Store e no Google Play, especialmente nas categorias de VPN e bloqueadores de anúncios, estavam secreta e irregularmente capturando dados de usuários para a Sensor Tower. Nenhum dos apps em questão tinha qualquer ligação explícita com a firma nem qualquer indicação de que os dados dos usuários seriam coletados por ela.

Segundo a reportagem, a Sensor Tower começou a distribuir esses aplicativos — mais de 20 deles, segundo a apuração — nas lojas de aplicativos em 2015, e eles já foram baixados coletivamente mais de 35 milhões de vezes. Um dos apps em questão, chamado Adblock Focus, foi removido da App Store apenas após o contato do BuzzFeed News com a Apple chamando atenção para o fato.

Ao menos um aplicativo do grupo, o Luna VPN, continua disponível na App Store. No iOS, o app funciona da seguinte forma: ele envia uma notificação ao usuário oferecendo a opção de bloquear anúncios do YouTube. Tocando nela, o usuário é instruído a instalar um certificado de root pelo Safari, transpassando limitações do próprio iOS e permitindo que a Sensor Tower colete dados de navegação e uso do aparelho. Isso, claro, é deveras proibido pelas diretrizes da App Store.

Publicidade

O chefe de estatísticas móveis da Sensor Tower, Randy Nelson, afirmou que os apps não eram explicitamente associados à firma por razões de segredos de concorrência, e que muitos dos aplicativos foram naturalmente descontinuados — e não retirados da loja pela Apple, como afirmou por um próprio porta-voz de Cupertino. Ele também defendeu as práticas da empresa, afirmando que os apps em questão “não coletam informações sensíveis, como senhas ou nomes de usuários”.

Segundo Nelson:

Quando você considera a relação entre esses tipos de apps e uma empresa de análise, faz muito sentido — especialmente considerando nossas origens como uma startup. A maioria dos aplicativos listados já estão inativos, e outros estão em processo de descontinuação. Nós levamos as diretrizes das lojas de aplicativos muito a sério e fazemos um esforço combinado para respeitá-las — assim como quaisquer mudanças nessas regras que eventualmente sejam aplicadas.

O fato é que, agora, a Sensor Tower está numa sinuca de bico deveras espinhosa — e merecidamente. E quanto a nós, meros mortais, resta mais um aviso: nunca baixe aplicativos, especialmente aqueles que causam efeitos na sua navegação, de fontes que não sejam reconhecidas e confiáveis.

via iMore

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Saíram as quintas betas do iOS 13.4, do iPadOS 13.4, do macOS Catalina 10.15.4 e do tvOS 13.4 [atualizado 2x: watchOS 6.2]

Próx. Post

Apple cai de novo e agora é a 39ª empresa mais inovadora no ranking da Fast Company

Posts Relacionados