O melhor pedaço da Maçã.

Ex-chefão de Macs afirma que chips ARM já poderiam equipar até mesmo o Mac Pro

Há menos de um ano, Jean-Louis Gassée afirmava o contrário
Mac Pro em versão rack da MacStadium

Que a Apple está mexendo os pauzinhos por debaixo dos panos para que, num futuro não muito distante, sua linha de Macs faça a transição dos chips Intel para processadores próprios, com arquitetura ARM, não é nenhuma novidade. O que ninguém sabe ao certo é quando isso ocorrerá: pode ser que seja amanhã, pode ser que seja daqui a cinco anos… ou pode ser nos próximos 12 a 18 meses, como afirmou Ming-Chi Kuo.

Publicidade

Pois segundo Jean-Louis Gassée, chefe de desenvolvimento da divisão Macintosh entre 1981 e 1990, a hora é agora: os chips ARM, segundo o executivo, já têm condições suficientes para equipar toda a linha de Macs atualmente existente e equiparar-se ao poder oferecido pelos processadores da Intel. Sim: segundo ele, isso inclui até mesmo o superpoderoso Mac Pro.

Uma declaração dessas já seria importante de qualquer forma, considerando a estatura de Gassée e sua importância para o desenvolvimento do Mac; ela torna-se ainda mais notável ao lembrarmos que o mesmo Gassée tinha, há não mais que um ano, considerado essa possibilidade uma “fantasia”. Em um artigo de 2019, ele afirmou que abandonar a Intel “faria pouco sentido prático” e seria “muito complicado”, especialmente porque, na sua visão da época, os chips ARM não conseguiriam se equiparar aos atuais em potência.

Agora, em um novo artigo publicado em seu blog, o executivo voltou atrás nas suas afirmações anteriores. A principal razão para a reviravolta foi a Ampere Computing, fabricante de chips ARM que competem com os processadores Xeon utilizados em servidores e no novo Mac Pro. Gassée escreveu o seguinte:

Publicidade

Os chips topo-de-linha da Ampere consomem menos energia, cerca de 210W, do que os processadores equivalentes da linha Xeon, que necessitam de cerca de 400W para o mesmo poder computacional. Isso explica o interesse dos investidores em um dispositivo que poderia, progressivamente, suplantar os produtos da Intel em milhões de servidores ao redor do mundo. A Ampere nos mostra que a arquitetura ARM pode gerar o tipo de chip que um Mac Pro precisaria. E os chips acontecem de ser fabricados pela TSMC, a mesma empresa que faz os processadores da série A, da Apple.

Gassée nota que, num primeiro momento, a transição do Mac Pro para um chip ARM poderia ser economicamente desvantajosa — isso porque o computador superpoderoso da Apple não tem grande volume de vendas, e gastar esforços para projetar um processador do zero para a máquina seria contraproducente.

O executivo nota, entretanto, que isso seria menor frente as vantagens de tal empreitada: eventualmente, os chips ARM chegariam também às demais linhas de Macs, como o iMac e o Mac mini — realizando, aliás, o caminho contrário do que a maioria de nós esperaria, mas produzindo uma transição ainda mais suave para os usuários.

Faz sentido, não?

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo comercial dos AirPods Pro destaca Cancelamento Ativo de Ruído e Modo Ambiente

Próx. Post

watchOS 7 poderá ter novo mostrador com bandeiras de países

Posts Relacionados