Siri

A maioria esmagadora dos usuários de dispositivos iOS e de Macs deve estar acostumada com a voz feminina (típica) da Siri, a assistente virtual da Apple. Até o momento, a única forma de personalizá-la é alterando a “Voz da Siri” (em Ajustes » Siri e Busca) para masculino — isso, porém, poderá mudar no iOS 14.

De acordo com informações obtidas pelo MacRumors, a Apple estaria desenvolvendo um framework1 (VoiceProvider) que permitiria aos desenvolvedores adicionar seus próprios sintetizadores de voz no iOS, possibilitando a instalação de sons personalizados em substituição à voz padrão da Siri.

Ainda de acordo com as informações, tais extensões de sintetizadores de voz seriam incluídas nos apps da App Store e, posteriormente, poderiam ser oferecidas nativamente para substituir a voz padrão da Siri.

Caso se confirme, o recurso poderá oferecer vários benefícios, como disponibilizar uma voz compatível com os idiomas e dialetos não suportados pela assistente virtual da Maçã atualmente.

Analistas da Mangrove Capital Partners previram, em julho passado, que a Apple lançaria um “SiriOS” na WWDC deste ano. No entanto, existem poucos relatórios que apoiam essa possibilidade e, devido ao surto de Coronavírus (COVID-19), qualquer coisa relacionada à conferência da Maçã ainda é incerta.

Aparentemente, o framework está nos estágios iniciais de desenvolvimento, mas existe a possibilidade de ele ser incluído no iOS 14. Embora uma API2 semelhante possa ser criada para outros sistemas, como o audioOS (do HomePod), não está claro se isso será lançado este ano — ou em qualquer momento.

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários