O melhor pedaço da Maçã.

Mac OS X: saiba o que é Safe Boot (Inicialização Segura) e Safe Mode (Modo de Segurança)

Bolinha do arco-íris da morteSe você é um usuário novato na plataforma Mac e já teve problemas na inicialização do seu computador, provavelmente algum amigo seu, macmaníaco há anos (provavelmente aquele que te convenceu a comprar um Apple), já deu a dica de iniciar a máquina segurando Shift, porque “isso resolve a maioria dos problemas”.

Publicidade

Bom, ele não está totalmente errado, mas fazer isso por fazer, sem saber o que significa, não é nada legal. Ao segurar o Shift na inicialização, você está realizando um Safe Boot (Inicialização Segura). Quando o Mac acabar de inicializar, ele terá entrado em Safe Mode (Modo de Segurança). Isso existe desde o Mac OS X 10.2 e é exatamente o assunto deste post.

Boot do Mac

Este procedimento deve ser realizado apenas em caso de necessidade, para solucionar problemas. Além disso, é algo que deve ser feito esporadicamente ou, de preferência, nunca. 🙂 Ao iniciar o seu Mac em Modo de Segurança, três ações são feitas pelo sistema para simplificar a inicialização e operação do computador:

Publicidade
  • Força uma verificação de diretório do volume de inicialização.
  • Carrega somente as extensões necessárias ao kernel (alguns itens em /Sistema/Biblioteca/Extensões/ ou, em inglês, /System/Library/Extensions/).
  • No Mac OS X 10.3.9 ou anterior, somente itens de inicialização instalados da Apple são executados (tais itens podem ser instalados em /Biblioteca/ItensInicialização/ ou /Sistema/Biblioteca/ItensInicialização/ — ou, em inglês, /Library/StartupItems/ ou /System/Library/StartupItems/; eles são diferentes dos itens de login na conta selecionados pelo usuário).
  • Somente Mac OS X 10.4 Tiger: todas as fontes diferentes de /Sistema/Biblioteca/Fontes/ — ou, em inglês, /System/Library/Fonts/ — são desativadas.
  • Somente Mac OS X 10.4 Tiger: ele move para o Lixo todos os caches de fontes normalmente armazenados em /Biblioteca/Caches/com.apple.ATS/(uid)/ — ou, em inglês, /Library/Caches/.com.apple.ATS/(uid)/ —, onde uid é um número de ID do usuário, como 501.
  • Somente Mac OS X 10.4 Tiger: ele desativa todos os itens de inicialização e quaisquer itens de login.
  • Mac OS X 10.5.6 ou posterior: uma inicialização segura apaga o cache compartilhado do carregador dinâmico em (/var/db/dyld/). A reinicialização recria esse cache. Um cache com problemas pode gerar uma tela azul na inicialização, especialmente depois de uma Atualização de Software (Software Update).

Juntas, essas mudanças podem ajudar na resolução de problemas causados por software ou diretório danificados no volume de inicialização.

Após a inicialização em Modo de Segurança ser completada, é recomendável que você desligue o Mac e volte ao modo normal de trabalho, visto que diversos recursos não funcionam quando ele está ativo. Por exemplo, não é possível usar o DVD Player, capturar vídeos no iMovie, usar um cartão AirPort (isto é, conectar-se à rede via Wi-Fi), usar entrada de áudio ou dispositivos de saída ou até mesmo um modem USB externo.

Espero que tenham gostado. 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

FCC é convocada nos Estados Unidos para discutir abertura de comunicação móvel

Próx. Post

Adrollo e AdMarvel expandem opções de publicidade em aplicativos para iPhones/iPods touch

Posts Relacionados