MacBook Pro e iPad

À medida que o uso do iPad e do Mac se torna cada vez expressivo dentro de escolas e empresas, a Apple enxerga a necessidade de desenvolver recursos mais eficazes destinados a usuários corporativos — ainda mais em tempos que o home office é cada vez mais adotado.

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Pensando justamente nisso, a Maçã lançou, nesta semana, juntamente ao iOS 13.4, ao iPadOS 13.4 e ao macOS Catalina 10.15.4, alguns novos recursos voltados para seus clientes corporativos e K-121.

Entre eles, estão: Compartilhamento de iPad para Empresas, Modo de Avaliação para Mac, Sessão Temporária de iPad Compartilhado e suporte a proxy para APNs2, como veremos a seguir.

Compartilhamento de iPad para Empresas

Anteriormente disponível apenas para clientes do Apple School Manager, esse recurso possibilita o compartilhamento de um dispositivo entre várias pessoas, oferecendo uma experiência personalizada para cada uma. Nesse sentido, ao fazer login com um Apple ID corporativo, o funcionário de uma empresa verá suas próprias configurações de email, arquivos, fotos do iCloud, dados de apps, etc.

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A sincronização desses dados é feita pela nuvem, para que os funcionários possam entrar em qualquer iPad compartilhado que pertença à empresa. Algumas informações também ficam armazenadas em cache para que eles possam voltar rapidamente às suas configurações.

Modo de Avaliação para Mac

O Modo de Avaliação é um recurso que já estava disponível para iPad e agora está chegando ao Mac. Direcionado para o público educacional, essa opção permite bloquear totalmente um dispositivo (ou determinados apps) para que uma avaliação seja aplicada.

Sessão Temporária de iPad Compartilhado

Tanto usuários corporativos quanto educacionais podem aproveitar o recurso de sessão temporária para acessar o iPad sem a necessidade de login. Isso serve para fazer tarefas rápidas que não exijam nenhum dado/conteúdo pessoal, sendo que ao fim de cada sessão todos os dados de navegação são apagados para que o próximo possa usar o dispositivo.

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Suporte de proxy para APNs

O serviço de APNs é a peça central do recurso de notificações remotas no gadgets da Maçã. Com ele, desenvolvedores podem propagar e gerenciar dados em dispositivos iOS, macOS e tvOS.

Em muitos casos, as empresas possuem uma forma de interceptar a navegação que ocorre dentro dos seus sistemas a partir de um arquivo de configuração automática de proxy (PAC), a qual determina se as solicitações dos navegadores da web (HTTP, HTTPS e FTP) vão diretamente para o destino ou são encaminhadas para um servidor remoto.

Justamente por isso, corporações precisam permitir a comunicação entre sua rede corporativa com os APNs para que os dispositivos funcionem corretamente. Com o suporte de proxy para APNs, todo o tráfego de internet deve atravessar um servidor remoto configurado por um arquivo PAC.

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A Jamfanunciou o suporte para todos esses recursos, a fim de que seus clientes corporativos e educacionais possam começar a tirar proveito deles imediatamente. Como muitas escolas de ensino fundamental e médio nos Estados Unidos estão usando ferramentas de ensino à distância durante o período de pandemia do Coronavírus (COVID-19), a capacidade de controlar remotamente as atualizações do iOS e do macOS é ainda mais crucial do que antes.

Novidades muito bem-vindas, portanto.

via 9to5Mac

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