Bug no iOS impede que conexões VPN sejam criptografadas; veja solução temporária O problema atinge todas as versões do iOS a partir da 13.3.1

Um dos principais motivos para você usar uma VPN1 no seu dispositivo é tornar sua navegação um pouco mais protegida e anônima — nós mesmos já listamos todas as vantagens de usar a ferramenta, tanto em texto quanto em vídeo. O que dizer, então, de um bug que impede a VPN de agir exatamente da forma como você espera?

Publicidade

Foi exatamente isso que o pessoal da ProtonVPN descobriu. Analisando o funcionamento da sua ferramenta no iOS, os especialistas perceberam que o sistema operacional tem uma vulnerabilidade ao conectar-se a redes VPN; com ela, a conexão do usuário não fica criptografada, permitindo que os dados de navegação e endereços IP fiquem expostos.

O problema afeta todas as versões do iOS desde o 13.3.1 em diante. Basicamente, a questão está na forma como o sistema lida com a rede VPN no momento em que ela é iniciada: o iOS não reinicia todas as conexões previamente existentes, o que seria necessário para que essas conexões tornassem-se anônimas. Em outras palavras, o sistema deixa um “rastro” de quem você é, permitindo que os servidores lhe identifiquem mesmo com a VPN ativa.

Enquanto a Apple não liberar um conserto definitivo para o problema, os engenheiros da ProtonVPN sugerem uma solução temporária: após conectar-se a uma VPN, você deverá ligar e desligar o Modo Avião no seu iPhone/iPad — isso fará com que o dispositivo interrompa todas as conexões atualmente ativas, criando conexões novas já estabelecidas na VPN. A técnica não é 100% garantida, mas deverá servir para a grande maioria dos usuários.

Publicidade

Ao menos, a Maçã já está ciente do problema e deverá corrigi-lo em breve. Ou seja, certamente veremos um patch de segurança para o iOS num futuro próximo — assim esperamos, pelo menos.

via MacRumors

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…