Apple faz parceria com startup de realidade aumentada para melhorar navegação interna dos Mapas Será que os "Apple Glasses" têm algo a ver com isso?

Dent Reality, startup de navegação interna

Aqui no Brasil ainda estamos longe de receber esse tipo de recurso, mas em outros países os Mapas da Apple têm feito um bom trabalho no mapeamento de grandes estabelecimentos — como aeroportos, shopping centers e estações de trens. Os mapas internos são extremamente detalhados e registram elementos como portões de embarque, terminais, elevadores, lojas, restaurantes, banheiros, saídas de emergência e muito mais.

Publicidade

Ao que parece, entretanto, essa navegação interna pode estar prestes a melhorar. De acordo com o AppleInsider, a gigante de Cupertino firmou parceria com a Dent Reality, uma startup britânica focada em realidade aumentada (augmented reality, ou AR), para desenvolver tecnologias de orientação interna com uma ajudinha da tecnologia.

A Dent Reality anunciou a novidade em um tweet — que já conta com um vídeo bem revelador de como funciona a tecnologia desenvolvida por ela.

Anúncio: agora nós somos parceiros oficiais dos Mapas Internos da Apple, para fornecer navegação indoor via realidade aumentada!

Estamos no momento desenvolvendo projetos para o fim do ano. Entrem em contato! DentReality.com

Na demonstração fornecida pela empresa, a tecnologia é extremamente intuitiva — e reminiscente do que o Google já oferece nos Maps, só que externamente. Dentro do estabelecimento em questão, basta escolher o local para onde você quer ir e levantar sua câmera; a ferramenta sobreporá indicações digitais sobre o “mundo real” bem na tela do seu celular.

Ainda não há informações sobre o que sairá de concreto dessa parceria, mas obviamente podem ser traçadas conjecturas: o mais óbvio é que um recurso semelhante ao visto acima será eventualmente adicionado aos Mapas da Apple, nos locais onde a empresa já fez o mapeamento interno de estabelecimentos.

Publicidade

Indo mais além, dá pra apostar que a parceria é mais uma indicação de que a Maçã está, de fato, focada no desenvolvimento de uns óculos (ou headset) de realidade aumentada. Esse tipo de tecnologia parece ser perfeita para aparecer diretamente diante dos seus olhos — é muito mais natural (e menos… suspeito?) simplesmente receber as informações de óculos do que ficar perambulando por um aeroporto com um telefone apontado para a frente, afinal de contas.

De qualquer forma, vamos ficar de olho nas futuras novidades.

via iDownloadBlog

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…