Há cerca de um mês, o Ministério da Saúde do Brasil lançou um app focado no Coronavírus (COVID-19) com informações sobre a pandemia e em como se prevenir. Agora, o governo está alavancando as medidas de segurança com um novo algoritmo que pretende acompanhar a evolução dos casos no país.

De acordo com o ministro Luiz Henrique Mandetta, esse mecanismo permitirá “verificar ativamente as pessoas mais vulneráveis”, incluindo a evolução de sintomas, por meio de ligações com atendimento automatizado:

Fizemos um algoritmo que faz disparo de ligações para 125 milhões de brasileiros. Esses disparos estão ligados em um grande data center, que nos ajudará a antecipar o nome das pessoas, onde elas estão, se são grupo de risco, com quem convivem. Vamos disparar as ligações, então não se espantem se o seu telefone tocar. É como se fosse uma consulta, por meio de uma voz artificial, que vai fazer uma triagem. Vai fazer algumas perguntas para saber se pode lhe acompanhar. É um sistema de inteligência artificial que irá nos ajudar muito.

Essa ação possibilitará o monitoramento à distância das pessoas em isolamento domiciliar, permitindo o acompanhamento do estado de saúde durante todo o período. Além disso, será possível “indicar o tratamento adequado remotamente, evitando o risco de contágio local entre os pacientes e profissionais nas unidades de saúde.

Para que as pessoas não confundam a ligação oficial com um um trote ou golpe, o governo usará o número do Disque Saúde: 136.

Mensagens de alerta no app Coronavírus


Ícone do app Coronavírus - SUS

Coronavírus - SUS

de Governo do Brasil

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.0.8 (60 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
Screenshot do app Coronavírus - SUSScreenshot do app Coronavírus - SUSScreenshot do app Coronavírus - SUSScreenshot do app Coronavírus - SUSScreenshot do app Coronavírus - SUSScreenshot do app Coronavírus - SUSScreenshot do app Coronavírus - SUS

Como dissemos, o app oficial do governo brasileiro foi criado para divulgar e compartilhar informações sobre o avanço da pandemia no país e tem contribuído para a população acompanhar as notícias a partir de fontes oficiais.

Agora, ele foi atualizado com mensagens de alerta que notificarão usuários mesmo com o app fechado. Segundo o Ministério da Saúde, a ferramenta “permite que a Secretaria de Vigilância em Saúde, responsável pela vigilância epidemiológica da pandemia do Coronavírus no Brasil, disponibilize comunicados para usuários em geral ou segmentos públicos específicos”.

O app também ganhou detalhes sobre as unidades básicas de saúde mais próximas e agora informa os horários de atendimento ao público nesses locais. Por fim, a plataforma ganhou recursos de acessibilidade, garantindo informações às pessoas com deficiência.

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários