O melhor pedaço da Maçã.

Intel anuncia novos chips de 10ª geração que poderão equipar futuro MacBook Pro de 16″

Um deles é o “processador móvel mais rápido do mundo”, segundo a empresa
Processador da Intel

Ah, Intel: quando achamos que estamos começando a entender a teia de aranha que é sua linha de processadores, lá vem você para embolar a nossa cabeça novamente. Hoje é mais um desses dias.

Publicidade

A gigante dos microchips anunciou hoje seis novos chips da sua 10ª geração de processadores, todos pertencentes à família “Comet Lake” — ainda baseada na arquitetura de 14 nanômetros. A família “Ice Lake”, que equipa os novos MacBooks Air, também é da 10ª geração, mas já com arquitetura de 10nm… sim, é confuso.

Enfim, divago: os novos chips apresentam alta performance e potência (45W, para ser mais exato) para computadores portáteis, sendo excelentes candidatos a equiparem um futuro novo MacBook Pro de 16 polegadas. Para quem está acompanhando, esses processadores são aqueles prometidos pela Intel na última CES, com alguns modelos superando a barreira dos 5GHz.

Dos seis novos chips apresentados pela Intel, dois são da linha Core i5 — ambos com quatro núcleos e 8MB de cache. Três são modelos Core i7, sendo dois de seis núcleos (12MB de cache) e um de oito núcleos (16MB).

Publicidade

A estrela da nova linha, claro, é o Core i9-10980HK, com oito núcleos, 16MB de cache, frequência de 2,4GHz e Turbo Boost de 5,3GHz; ele é o único dos novos modelos completamente desbloqueado para overclock. Segundo a Intel, trata-se do “processador móvel mais rápido do mundo”.

Em termos de especificações, todos os processadores anunciados hoje trazem suporte a Wi-Fi 6, Thunderbolt 3 com PCIe 3.0 (para uso de eGPUs), SATA 3.0, até 128GB de RAM (a frequências de 2.933MHz) e USB 3.1.

Confiram abaixo a tabela com mais detalhes de cada modelo de processador:

Não há detalhes, até o momento, de quando os novos processadores estarão disponíveis para fabricantes e no mercado em geral; a Intel não forneceu esse detalhe certamente por conta do cenário de incertezas gerado pela pandemia do Coronavírus (COVID-19).

Publicidade

Ainda assim, é de se esperar que vejamos essas belezinhas equipando novos computadores portáteis até o fim deste ano, provavelmente a tempo de a Apple atualizar seu MacBook Pro mais parrudo — talvez no último update ainda com processadores da Intel. Será?

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Referência às “AirTags” aparece em vídeo de suporte da Apple

Próx. Post

Novo “iPhone SE” poderá ser lançado amanhã! [atualizado 3x: ou não]

Posts Relacionados