O melhor pedaço da Maçã.

Zoom interrompe desenvolvimento do app e se dedicará a corrigir problemas

PREMIO STOCK / Shutterstock.com
Zoom

Como muitos devem ter acompanhado, o Zoom, serviço de reuniões online e videoconferência, foi amplamente criticado nos últimos dias por conter uma série de problemas de privacidade, entre eles envio de dados dos usuários para o Facebook, declarações falsas de criptografia de ponta a ponta e acesso indevido à câmera e ao microfone de dispositivos.

Publicidade

Apesar disso, o app atraiu uma tonelada de novos usuários devido às medidas de distanciamento social adotadas durante a pandemia do Coronavírus (COVID-19) — mais precisamente, a empresa alcançou 200 milhões de usuários ativos diariamente na semana passada.

Claro que toda essa visibilidade e as crescentes acusações contra o serviço exigiriam uma resposta do Zoom, a qual tardou, mas chegou: ontem, o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da empresa, Eric Yuan, publicou uma nota na qual aborda algumas das preocupações relacionadas ao serviço.

Nas últimas semanas, apoiar esse afluxo de usuários tem sido uma tarefa tremenda e nosso único foco. No entanto, reconhecemos que não atingimos as expectativas de privacidade e segurança da comunidade — e as nossas. Por isso, sinto muito e quero compartilhar o que estamos fazendo sobre isso.

Segundo o executivo, a “adoção em grande escala [do Zoom] levou a problemas imprevistos” — porém vale lembrar que alguns problemas de privacidade já ocorriam antes mesmo da adoção em larga escala do app.

Publicidade

Não projetamos o produto com a previsão de que, em questão de semanas, todas as pessoas no mundo de repente trabalhariam, estudariam e socializariam em casa. Agora, temos um conjunto muito mais amplo de usuários que estão utilizando nosso produto de inúmeras maneiras inesperadas, apresentando-nos desafios que não prevíamos quando a plataforma foi concebida.

De acordo com o executivo, nos próximos 90 dias, o Zoom aprovará um “congelamento de recursos”, o que significa que a empresa não desenvolverá nenhuma novidade até corrigir todos os problemas de funcionalidade atuais.

Nesse sentido, o serviço contará com ajuda de especialistas terceirizados e usuários do Zoom para “entender e garantir a segurança de todos os consumidores”. Eles também planejam preparar um relatório de transparência para lidar com solicitações de dados, registros e conteúdo.

Yuan também ressaltou o que já foi feito para garantir a segurança dos usuários. Entre essas medidas, ele afirma que o app já removeu o SDK2Software development kit, ou kit de desenvolvimento de software. do Facebook, além de um recurso controverso que permitia visualizar se a janela do Zoom estava em foco durante uma ligação. A empresa também corrigiu algumas vulnerabilidades e atualizou sua política de privacidade.

Apesar disso, o serviço ainda terá um longo caminho para percorrer, não só para corrigir os problemas supracitados mas para retomar a confiança de clientes corporativos — os quais estão reconsiderando o uso do Zoom após as denúncias de falta de privacidade.

Publicidade

Vamos torcer para que tudo seja corrigido o quanto antes!

via TechCrunch

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.
  • 2
    Software development kit, ou kit de desenvolvimento de software.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Coronavírus: incerteza quanto à demanda pelo “iPhone 12” complica produção; incentivos aos AASPs e mais

Próx. Post

Facebook Messenger ganha app oficial para Mac

Posts Relacionados