Siri no iPhone

Independentemente do uso e da avaliação que você faz da Siri e do seu estado atual no ecossistema da Apple, uma coisa pode ser considerada consenso: a assistente digital da Maçã ainda tem muito a evoluir em quase todos os aspectos do seu funcionamento. Pois a Bloomberg acaba de chegar com ótimas notícias nesse sentido1.

Publicidade

Segundo a agência de notícias, a Apple completou recentemente a aquisição de mais uma startup — desta vez, a irlandesa Voysis, focada em reconhecimento de linguagem natural por meio de aprendizado de máquina. Ou seja, o objetivo da compra, ainda que não revelado, é claro: tornar a Siri ainda mais proativa e inteligente.

A Voysis destaca-se no mundo do processamento de fala por alguns fatores. O primeiro é o refinamento nas buscas permitidas pelo sistema da startup — de acordo com a Bloomberg, o usuário pode proferir a frase “eu preciso de uma nova TV LED” e, em, seguida, complementar o pedido com a frase “meu orçamento é de R$3.000”. O sistema entenderá o pedido e mostrará os resultados nos sites de vendas mais visitados pelo usuário.

O segundo fator importante na tecnologia da Voysis é o seu tamanho diminuto: numa entrevista em 2018, um dos cofundadores da startup, Peter Cahill, afirmou que era possível “conter” o sistema num software de apenas 25MB — o que é especialmente importante para que a Apple possa implementar melhorias na Siri de forma totalmente offline, sem requerer processamento remoto (ou que o dispositivo em questão esteja conectado à internet).

Publicidade

Até o momento, a Voysis vendia seu sistema de reconhecimento/processamento de fala para outras empresas interessadas em utilizá-lo em seus produtos; esse tipo de negócio, certamente, será interrompido agora com a aquisição por parte da Apple.

Não há informações sobre o valor da compra, nem os planos específicos da Maçã para tal — obviamente, teremos de esperar mais alguns meses (ou até mais que isso) para vermos novidades práticas na Siri relacionadas a essa aquisição.

O fato é que a mão da Apple está aberta: essa já é a segunda grande aquisição da semana em Cupertino, depois do arremate do aplicativo de previsão do tempo Dark Sky. Bons augúrios?

Publicidade
Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…