A quarentena faz as pessoas se engajarem em tarefas absolutamente delirantes, não é verdade? Basta ver o mais recente feito do YouTuber Hacking Jules — que já apareceu por aqui há alguns anos rodando o Windows XP num iPhone 7.

Na mais nova empreitada do intrépido programador, tanto o smartphone quanto o sistema operacional receberam upgrades: o objetivo, desta vez, era fazer o Windows 10 rodar num iPhone X. E, adivinhem só: ele conseguiu! Bom… de certa forma, como vocês poderão ver.

A instalação foi feita por meio de um aplicativo chamado UTM, um emulador o qual permite que máquinas virtuais rodem no iOS. Entretanto, a coisa toda é deveras capenga: segundo Jules, somente a instalação do arquivo ISO do Windows levou cerca de 2 horas; para iniciar o sistema operacional no dispositivo, é necessário aguardar mais ou menos 20 minutos (ainda bem que não estamos com muita coisa para fazer, portanto).

Uma vez ativo, o Windows 10 no iPhone X é relativamente funcional — contanto que você sente e tome um cafezinho a cada comando que realizar, é claro. No vídeo, podemos ver o hacker abrindo o Explorer, navegando pelos arquivos (ou pela falta deles), abrindo o Word, fazendo uma edição básica num arquivo de texto ou até mesmo criando uma arte contemporânea no Paint.

É evidente que nenhum ser vivente fará um experimento do tipo para fins práticos, mas caso você queira replicar a experiência, basta ter um certo conhecimento de programação, um iPhone dando sopa (sério, não faça isso no seu aparelho principal) e começar seus passos com o app UTM para iOS, disponível no GitHub.

Vale lembrar que, por não ser (obviamente) um aplicativo disponível na App Store, é preciso seguir uma série de passos para realizar o sideload dele no seu aparelho e começar a desbravar o território. Pode ser um bom projeto para esses dias em casa, não é verdade?

via Redmond Pie

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários