Mac com falha na inicialização

O macOS Catalina 10.15.4, disponível há duas semanas, definitivamente não é a atualização mais suave já liberada pela Apple: já falamos aqui de um problema (presente também no iOS 13.4) que impede o novo sistema de realizar chamadas no FaceTime com iPhones e iPads antigos. Agora, mais uma falha está vindo à tona.

Usuários nos fóruns da SoftRAID e do MacRumors têm relatado, ao longo dos últimos dias, casos de falhas, travamentos e fechamentos inesperados em seus Macs recém-atualizados para o macOS Catalina 10.15.4. Os casos ocorrem periodicamente e não parecem afetar todos os usuários, mas surgem com mais frequência em duas situações: quando os Macs estão em modo de repouso ou quando eles estão realizando transferências de grandes volumes de arquivos.

Um dos usuários afetados relatou dois travamentos inesperados em dois dias: o primeiro fechou inesperadamente o Adobe Creative Cloud após abrir a tampa do seu MacBook Pro (modelo de 2019) — que não estava em modo de hibernação nem nada do tipo, apenas em repouso; o segundo fez o computador reiniciar ao acordar do repouso, sem nenhum motivo aparente. O Mac em questão, segundo o usuário, nunca tinha apresentado falhas antes da atualização.

A equipe do SoftRAID postou uma mensagem em seu próprio fórum confirmando o problema:

O 10.15.4 tem um problema sério.

Ele aparece em vários cenários, mesmo em discos da Apple, mas é mais comum de aparecer quando há vários processos de IO (entrada e saída) acontecendo ao mesmo tempo. Nós achamos que é um problema de threading. Portanto, ainda que os volumes SoftRAID sejam afetados com mais força (está difícil copiar mais que 30GB de dados de uma vez), todos os sistemas são afetados por isso.

Em nosso bug report para a Apple, nós usamos um método para reproduzir o problema SOMENTE com volumes formatados pela Apple. Leva mais tempo para reproduzir, mas é mais provável que a empresa conserte mais rapidamente para não afetar sua base maior de usuários.

Então é isso: a Apple já está ciente do problema e, se tudo der certo, liberará um patch para corrigi-lo o mais breve possível. Enquanto isso, caso você se depare com a falha, o melhor a se fazer é evitar a transferência de um grande volume de dados ao mesmo tempo e, quem sabe, desligar o seu Mac toda vez que for deixá-lo de lado por mais do que alguns minutos.

Alguém aí já notou algo parecido? Deixem suas experiências logo abaixo.

via MacRumors

Posts relacionados

Comentários