O melhor pedaço da Maçã.

Hackers já começaram a trabalhar em widgets para o Notification Center do iOS 5 [atualizado]

Widget customizado no Notification Center

Os rumores de antes da WWDC indicavam a chegada de notificações e widgets, mas quase ninguém esperava que as duas coisas fossem aparecer na mesma novidade, a Central de Notificações. Só que, ao contrário dos widgets do Dashboard, no Mac OS X, os do iOS 5 são um tanto limitados: temos um de ações e outro de clima… e só. O máximo que dá pra fazer é desligá-los.

Publicidade

Mas isso é apenas por enquanto…

Widget customizado no Notification Center

Já que a Apple não liberou as APIs necessárias para desenvolvedores trabalharem dentro das regras da App Store, resta aos hackers desbravar o terreno. A imagem acima é um trabalho de Will Homer, testando as águas para a implementação de widgets customizados no iOS 5.

De acordo com o hacker comex, o nome dos elementos presentes no Notification Center é bulletinboard plugin, e basta um desenvolvedor compilar uma visualização customizada para que seu widget apareça.

Publicidade
[blackbirdpie id=”79243820235108352″]

Quem quiser se arriscar a criar um widget pode encontrar no GitHub o código deste primeiro rascunho feito por Will Homer. Não deve demorar muito, porém, até a Apple abrir o Notification Center para widgets de terceiros, da mesma forma como ocorreu com o Dashboard. Aliás, seria até legal se, em vez de usar essa interface do iPhone, no iPad os widgets tivessem um espaço maiorzinho, mais parecido com o do OS X.

Até lá, esse deverá ser um motivo para fazer jailbreak — uns somem, outros chegam. 😛

[via 9 to 5 Mac]

Atualização (11/6 às 10h07)

Essa foi rápida! O iSpazio encontrou já está à disposição no Cydia o primeiro widget funcional para o iOS 5: o UISettings, que serve para configurar conexões e brilho do gadget.

Widget do UISettings no iOS 5

As possibilidades para esse tipo de implementação são tão grandes que seria até uma boa ideia se a Apple criasse um Dashboard de verdade no iOS — já que a Central de Notificações é invocada com um deslizar de cima para baixo, que tal uma tela só de widgets sendo chamada de baixo para cima?

[via MacStories]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Quanto tempo até a iTunes Store ter 1 bilhão de usuários?

Próx. Post

Camaél Diamonds lança iPad que custa US$1,2 milhão e é ideal para pessoas inseguras

Posts Relacionados