Mais cedo, nós comentamos um suposto vazamento do “iPhone 12” o qual mostra um recorte frontal (notch) menor no futuro dispositivo flagship da companhia, além de uma possível mudança na tela de início do iOS que mistura ícones de apps com widgets.

Não demorou para pintarem os primeiros conceitos imaginando como essa suposta integração poderá ser feita no iOS 14 — e o designer Parker Ortolani, o mesmo que criou o conceito para o app Tempo (Weather), deu a sua contribuição.

Confira uma demonstração de como meu conceito de widgets funciona no iPhone…

As imagens de Parker compõem o que ele denominou de “SpringKit”, um framework que permitiria aos desenvolvedores criarem widgets para a tela de início do iOS/iPadOS. Sendo assim, criadores de apps poderiam escolher três tipos diferentes de visualização de widgets: estático (do tamanho de um ícone), com movimento e em tamanho real.

SpringKit

O app Tempo, por exemplo, poderia contar com um “ícone ao vivo um pouco maior do que o normal”, o qual mostraria a temperatura externa e as condições climáticas diretamente na tela de início. O app Atividade (Activity) também poderia oferecer um widget em tamanho real mostrando seus anéis de atividade.

Como divulgado pelo 9to5Mac, os widgets do iOS 14 seriam diferentes daqueles já existentes no iPadOS (que podem ser fixados na tela de início). Nesse sentido, a mudança maior é que eles podem ser movidos livremente pela tela inicial, como os próprios ícones de apps.

Embora ainda não tenhamos certeza do que a Apple fará com os widgets no iOS 14, se esse for o caso, o conceito acima mostra, convenientemente, como a companhia poderia integrá-los diretamente na tela de início.

E aí, gostaram? 😊

dica do Erik

Posts relacionados

Comentários