WhatsApp limita encaminhamento de mensagens para controlar fake news sobre o Coronavírus

No final de 2018, o Facebook implementou um novo limite para encaminhamento de mensagens no WhatsApp focado em coibir a disseminação de notícias falsas (fake news), reduzindo de 20 para 5 o número de chats/grupos para os quais mensagens podem ser encaminhadas de uma vez só.

Publicidade

Agora, frente à pandemia do Coronavírus (COVID-19), a empresa anunciou que estenderá imediatamente esse limite para apenas 1 (um) chat por vez no caso de mensagens encaminhadas múltiplas vezes por usuários (aquelas etiquetadas com uma setinha dupla).

“Geralmente, as mensagens encaminhadas muitas vezes podem conter informações falsas e não são tão pessoais quanto as mensagens típicas enviadas pelos seus contatos no WhatsApp”, diz o Facebook. “No ano passado, quando criamos o limite de encaminhamento para conter a disseminação de notícias falsas, ajudamos a diminuir em 25% o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo.”

O Facebook não deixou claro se a nova medida é temporária, mas é bem provável que se torne permanente considerando que o problema de disseminação de fake news não acabará com o fim da pandemia do Coronavírus.

Publicidade

Bot da OMS

Em uma nota relacionada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou nesta semana um bot (robô) que provê informações confiáveis sobre a pandemia do Coronavírus pelo WhatsApp, em português.

Para consultá-lo, basta enviar um “Oi” para o número +41 22 501-7735 (clique no link para já fazer isso diretamente). Depois, é só seguir o menu de opções para obter informações precisas sobre a pandemia.

Muito bacana!

Publicidade

Ícone do app WhatsApp Messenger

WhatsApp Messenger

de WhatsApp Inc.

Compatível com iPhones
Versão 2.20.81 (132.4 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior

via The Verge, Tilt

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…