O melhor pedaço da Maçã.

Como otimizar o espaço de músicas do Apple Music no iPhone

Os aplicativos de streaming de músicas se popularizaram justamente por permitirem que as pessoas possam ouvir as suas faixas favoritas sem precisar estar com elas baixadas localmente em seus dispositivos.

Publicidade

Porém, há momentos em que você quer ouvir suas músicas, mas não há sinal de internet disponível por perto. Para isso, os planos pagos desses serviços permitem que os usuários baixem suas canções preferidas para reprodução mesmo quando se está offline.

No caso do Apple Music, além dessa possibilidade já citada, há uma função específica que é extremamente útil para aqueles usuários que guardam uma grande biblioteca de músicas, mas que ao mesmo tempo não contam com muito espaço para armazenamento interno em seus iPhones ou iPads.

Para diminuir esse problema, há o recurso Otimizar Armazenamento. Com ele ativado, o sistema remove as faixas que você menos escuta de forma automática. Bom, né? Confira como ativá-lo abaixo!

Ativando o Armazenamento Otimizado

No iPhone ou no iPad, abra Ajustes » Música e toque “Otimizar Armazenamento”. Além da opção de ativar o recurso em si, você verá uma outra de armazenamento mínimo, ou seja, a quantidade mínima de músicas que poderão ser armazenadas no seu dispositivo.

Otimizando o armazenamento do Apple Music no iPhone
Clique/toque para ampliar

Essas opções variam de acordo com o armazenamento interno do seu iPhone, iPod touch ou iPad. No meu iPhone, por exemplo, há 64GB de armazenamento interno, então o máximo que eu consigo dedicar para as minhas músicas são 32GB (ou cerca de 6.400 canções).

Publicidade

Seguindo essa lógica, em um iPhone/iPod/iPad com 256GB de espaço interno, você consegue dedicar 128GB para as músicas.

Publicidade

Ao selecionar “Nenhum”, você dá ao sistema a capacidade de apagar todas as suas músicas caso seja necessário (falta de espaço).

Excluindo músicas manualmente

Caso você não queira repassar essa tarefa para o sistema e prefira excluir as suas músicas de forma manual, abra o app Música e toque por alguns segundos em cima da música ou do álbum que você deseja apagar; depois, confirme a operação tocando em “Apagar da Biblioteca”.

Otimizando o armazenamento do Apple Music no iPhone
Clique/toque para ampliar

Você também pode ir em Ajustes » Música » Músicas Baixadas e apagá-las simplesmente deslizando o dedo da direita para a esquerda em cima dos nomes dos artistas. Se quiser apagar tudo, deslize o dedo em cima da opção “Todas as Músicas”.

Otimizando o armazenamento do Apple Music no iPhone
Clique/toque para ampliar

Você pode ainda tocar em “Editar” e ir apagando individualmente os artistas que deseja — ou, é claro, tocar no botão vermelho ao lado de “Todas as Músicas” e se livrar de tudo.


Aproveite as dicas! 🎶

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como fazer a Siri ler mensagens no iPhone e no iPad

Próx. Post

AirPlay: lista de smart TVs e outros dispositivos compatíveis

Posts Relacionados