O melhor pedaço da Maçã.

Conceito propõe um novo menu para o iPad com recursos do Finder

Visualização do Main Menu

Enquanto uma série de conceitos divulgados nos últimos dias tinham como foco o iOS 14, dado o “vazamento” de códigos do próspero sistema operacional móvel da Apple, outras pessoas decidiram diversificar um pouco mais o escopo dessas produções.

Publicidade

Um desses exemplos é o do jovem Alexander Käßner, que criou um conceito de um novo menu para o iPadOS como parte da sua tese de bacharelato.

Chamado “Main Menu”, ele foi criado para “melhorar a usabilidade e levar mais aplicativos profissionais ao iPad” com a implantação de recursos do Finder — sem perder, claro, os aspectos de um dispositivo móvel.

Esse conceito leva o menu principal do Mac, que conhecemos e amamos, para o iPad. Ele mantém as inúmeras vantagens de um menu escrito, redesenhado com dispositivos de toque em mente. O Main Menu do iPad ajuda a levar uma grande quantidade de recursos ao iPadOS para pessoas que buscam esse poder, mantendo o sistema operacional acessível para usuários que preferem uma experiência mais simples.

O menu assumiria as características/funções de cada app ativo no momento, e poderia ser acessado pelo Dock ou por um toque de três dedos na tela do iPad. Segundo o designer, ele não só exibiria as funções mais usadas, como também poderia oferecer suporte à navegação por submenus fixos/flutuantes.

Main Menu na tela inicial

Como dá para ver, o menu em si ofereceria vários controles de apps, como acesso rápido a configurações, opções para exportar/salvar, edição de texto e muito mais. Para a felicidade dos adeptos às cases com teclado da Maçã, como a Smart Keyboard Folio, o menu também seria compatível com atalhos.

Main Menu e Magic Keyboard no iPad

Não dá para pensar no iPad sem lembrar dos seus gestos/visualizações especiais (Slide Over e Split View); por isso, Käßner imaginou que o menu também ofereceria compatibilidade com o recurso de tela dividida — nesse caso, usuários poderiam alternar entre os menus de cada aplicativo a partir de um botão deslizante no topo do menu.

Split View no Main Menu

Confira o conceito completo no vídeo a seguir:

Mesmo que ele não se torne um recurso nativo do iPadOS, fica aí a ideia (e o design), a qual certamente seria muito bem recebida pelos donos de tablets da Apple.

Publicidade

O que vocês acharam?

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tim Cook fará reunião virtual com funcionários para falar sobre o Coronavírus; Apple contrata estagiários online

Próx. Post

iOS 14: Apple estaria criando opção de usar apps sem precisar baixá-los por completo

Posts Relacionados