HomePod

Primeiro, existia o OS X macOS; depois, veio o iPhone OS iOS; aí, a partir dele, surgiram as ramificações que hoje conhecemos como watchOS (do Apple Watch) e tvOS (da Apple TV). Depois, chegou o HomePod como o último produto apresentado pela Apple que precisa de um sistema operacional para chamar de seu (internamente chamado de “audioOS”). E seu sistema, como todos os outros, foi construído usando como base o iOS.

Publicidade

Mas agora, com a chegada do iOS 13.4, o pessoal do 9to5Mac fez uma descoberta curiosa: o sistema do HomePod não não é mais baseado no iOS, e sim no tvOS. O que isso significa? Para nós, usuários, absolutamente nada. A experiência e os recursos continuam exatamente os mesmos. Mas isso mostra um pouco das intenções da Apple para seu alto-falante inteligente.

Essa informação não é necessariamente verdadeira, mas faz muito sentido: segundo o 9to5Mac, o iOS foi construído levando em consideração o uso de dispositivos que dependem de bateria interna; a mesmíssima coisa se aplica ao watchOS. Já o tvOS não precisa se preocupar com nada disso, já que as Apple TVs funcionam conectadas à energia. O HomePod, como sabemos, compartilha dessa característica, então é bom para a Apple não ter que se preocupar com esses detalhes de otimização energética para esses dois produtos.

Outra característica que as Apple TVs e o HomePod compartilham: a possibilidade de serem hubs HomeKit de uma casa. Além disso, o iOS 14 muito provavelmente deixará de rodar em aparelhos equipados com o chip A8 (iPad Air 2 e iPad mini 4) — e, como o HomePod é equipado com esse chip…

Publicidade

Por outro lado, a Apple TV HD também utiliza o chip A8 e ela provavelmente continuará recebendo atualizações do tvOS. Ou seja, levando em consideração todos esses aspectos, essa troca faz bastante sentido.

Novos produtos chegando?

Não é novidade que a Apple pretende ampliar a linha HomePod com a adição de um novo modelo — possivelmente menor e mais em conta. Mas o 9to5Mac afirmou ter encontrado referências no código da última versão do software do HomePod (a 13.4) de ao menos dois novos modelos do alto-falante inteligente da Maçã.

No mais, eles também disseram (com base nas informações de uma fonte confiável) que a tal nova Apple TV especulada para este ano virá equipada com o chip A14 (o mesmo que será utilizado nos “iPhones 12”), a fim de dar mais poder gráfico e 6GB de RAM para sua nova set-top box.

Publicidade

Se for isso mesmo, é bem provável que esse novo modelo seja lançado no fim do ano, após a chegada da nova geração do smartphone.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…