O melhor pedaço da Maçã.

Trump levanta questões sobre solução da Apple e do Google no combate à COVID-19

CNN Brasil
Donald Trump

Na semana passada, informamos sobre a iniciativa conjunta da Apple e do Google no combate à pandemia do Coronavírus (COVID-19). A notícia atraiu os olhares do mundo não só por envolver uma parceria entre duas das maiores empresas de tecnologia do planeta, mas também pelo que foi proposto por elas.

Publicidade

Basicamente, as empresas desenvolveram um método para informar as pessoas (sejam pelo iPhone ou por algum dispositivo Android) se entraram em contato com alguém infectado pela COVID-19. Isso funcionará com base no monitoramento de contatos e na constante troca de informações entre esses dispositivos, via Bluetooth.

Claro que o fato de o sistema envolver algum tipo de rastreamento e troca de dados acenderia uma luz amarela — mesmo entendendo que isso será algo opcional (opt-in) tanto no iOS quanto no Android. Entre as pessoas que comentaram a tecnologia está o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Quando perguntado sobre a nova parceria entre Apple e Google, Trump inferiu que a tecnologia de rastreamento é “algo incrível”, mas que muitas pessoas “têm grandes problemas constitucionais com isso”.

Publicidade

Temos mais um problema constitucional do que mecânico, mas ainda discutiremos com muitas pessoas nas próximas quatro semanas. [O rastreamento] seria uma maneira muito precisa de usar a tecnologia, mas muitas pessoas têm um problema com isso.

Não está exatamente claro a quais problemas constitucionais Trump se referiu; Apple e Google enfatizaram repetidamente os termos de privacidade do novo sistema de rastreamento, como consentimento explícito do usuário e o fato de ambas as empresas não coletarem dados de identificação ou localização.

Comprovação de resultados

Para evitar possíveis problemas e pânico desnecessário, o sistema exigirá do usuário uma comprovação caso ele tenha testado positivo para a COVID-19. Em primeiro lugar, nenhum desenvolvedor poderá criar um app para que os resultados sejam enviados, isso caberá somente aos apps de fontes oficiais (ou seja, governamentais) — como o Coronavírus – SUS, do governo brasileiro.

A Apple deu como exemplo uma pessoa, comprovadamente infectada, a qual receberia, junto aos resultados laboratoriais, um código QR que poderia se escaneado pelo sistema para fins de confirmação — mas a implementação exata ainda será confirmada pelas empresas.

Publicidade

Ainda segundo a Maçã, essa verificação será feita a partir de órgãos terceirizados (presumivelmente oficiais) e mudará de acordo com a região. Como podemos imaginar, essa será uma etapa muito importante para o funcionamento da solução, impedindo que pessoas relatem falsamente que testaram positivo para a COVID-19 e causem preocupações desnecessárias a outros.

A primeira fase de distribuição do sistema estará disponível até meados de maio; até lá, provavelmente veremos ainda mais informações sobre o funcionamento de tudo.

via 9to5Mac, MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple é agora a marca mais explorada em ataques de phishing

Próx. Post

Apple libera dados do Mapas, Brasil incluso, para ajudar autoridades no combate à COVID-19

Posts Relacionados