O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedora compartilha mais detalhes sobre o scanner LiDAR do novo iPad Pro

Por exemplo: não, ele não suporta o Modo Retrato
iPad Pro

Entre as (poucas) novidades trazidas pelos novos iPads Pro, seu novo sistema de câmeras traseiras foi amplamente divulgado como um dos carros-chefes — especialmente o scanner LiDAR presente no módulo, responsável por capturar informações 3D do ambiente para melhorar aplicações em realidade aumentada (e outros propósitos).

Publicidade

O fato é que até agora, tirando suas informações básicas de funcionamento, não sabemos muito sobre o tal do scanner LiDAR. Pois é exatamente para isso que chegou Sebastiaan de With, membro da equipe de desenvolvimento do célebre aplicativo de câmera Halide — e que já compartilhou várias outras análises aprofundadas de elementos de hardware e software da Apple.

O artigo conta com uma análise completa do sistema de câmeras dos novos iPads Pro, incluindo uma boa olhada nas lentes “comuns” (a grande-angular e a ultra-angular) dos tablets — essas, entretanto, nós já conhecemos bem dos iPhones 11 e 11 Pro [Max]. O ponto de maior interesse aqui é o scanner LiDAR, e de With descobriu alguns detalhes deveras interessantes em relação a ele.

Para início de conversa, sim, o scanner baseia-se numa tecnologia que, no papel, é bem parecida com a que a Apple utiliza nas suas câmeras frontais TrueDepth (as responsáveis pelo Face ID e pelo Modo Retrato frontal): um componente emite pontos de luz infravermelha (portanto, invisível) e mede o tempo que esses feixes levam para chegar ao seu destino, realizando um mapa tridimensional dos seus arredores.

Publicidade

Há, entretanto, uma diferença fundamental entre o scanner LiDAR e a câmera TrueDepth: o primeiro é pensado para escanear cômodos inteiros, com um alcance muito maior dos feixes de luz, enquanto o segundo, embora com um nível de detalhe muito maior, é capaz de capturar informações a apenas algumas dezenas de centímetros.

A iFixit fez um experimento para comparar as duas tecnologias. Vejam como os pontos de luz do sensor LiDAR são muito mais espaçados que os do Face ID:

É por isso que, ao contrário de algumas expectativas, as câmeras traseiras do iPad Pro não suportam o Modo Retrato ou Iluminação de Retrato: simplesmente não há resolução suficiente nelas para fazer o mapeamento de um rosto ou de um objeto próximo para isso. Por outro lado, segundo de With, a Apple poderia implementar o modo na câmera traseira do novo iPad Pro simplesmente comparando as informações espaciais capturadas nas suas lentes comuns.

Publicidade

O desenvolvedor compartilhou uma prova-de-conceito na qual sua equipe está trabalhando: um novo aplicativo chamado Esper, que faz capturas de ambientes inteiros para reproduzi-los posteriormente em 3D:

O que ainda não está evidente é de que forma a Apple tirará proveito do scanner LiDAR. Já temos boas utilizações no aplicativo Medida, do iOS — mas nada, até o momento, que deixe as pessoas boquiabertas ou mostre o real valor da ferramenta. Será que ela virá? Para isso, teremos de esperar mais um pouco.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Service Station permite que você personalize o menu contextual do Finder no seu Mac

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: Tayasui Sketches Pro, Calculadora básica Pro, PeakHour 4 e mais!

Posts Relacionados