Assista à evolução de sistemas operacionais com o passar dos anos

É possível dizer, sem exageros, que atualmente o uso de dispositivos móveis é o principal responsável por impulsionar a base de usuários dos sistemas operacionais existentes — mas isso, claro, nem sempre foi assim.

Um novo vídeo publicado pelo canal do YouTube Ranking Freak mostra exatamente como se deu o crescimento dos principais SOs (móveis e desktops) de 2009 a 2020, com base na participação do mercado de cada um.

Os dados usados para a criação do gráfico em formato de “corrida” são da StatCounter. Confira-o abaixo:

Até o fim de 2010, os principais sistemas operacionais eram apenas de desktops, liderados obviamente pelo Windows — com mais de 90% do mercado total!

A partir de 2011, tanto o macOS (“Mac OS X”, na época) quanto o iOS se juntaram ao Windows no Top 3, uma tendência que se manteve (com altos e baixos) até meados de 2013, quando o Android escalou mesmo o cenário.

No mesmo ano, o SO mobile colaborado pelo Google conseguiu ultrapassar ambas as plataformas da Maçã, crescendo exponencialmente a ponto de bater de frente com o Windows — até que, em 2017, ele finalmente ultrapassou o sistema da Microsoft em participação de mercado.

Segundo os dados mais recentes, o Android continua ocupando a maior fatia do mercado (39,7%), seguido pelo Windows (32,8%). Depois de um buraco de distância, vem o iOS (17%) e, finalmente, o macOS (8,1%).

Pois bem, o que acharam?

via The Loop

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários