Agora é hora de ver o Mac OS X Leopard rodando num iPad Pro Quem disse que o iPad Pro não pode substituir um computador? 😜

Recentemente, destacamos aqui as artimanhas de um YouTuber que conseguiu botar o Windows 10 para rodar (em um emulador) no iPhone X. Pois agora, Hacking Jules conquistou outro feito notável: rodar o saudoso Mac OS X 10.5 Leopard no novo iPad Pro.

Publicidade

A princípio, a tarefa de rodar um sistema operacional de quase 13 anos de idade numa máquina recente (e deveras poderosa) não deveria ser grande desafio — e realmente não é, como podemos notar ao ver o iPad Pro lidar lindamente com o Leopard e responder às tarefas com absoluta presteza (só as animações deixam um pouco a desejar).

Podemos ver Jules abrir o Terminal, usar os programas da suíte Microsoft Office e navegar pela internet, tudo de forma completamente normal e aceitável. O sistema aceita a conexão de um teclado da Apple e de um Magic Mouse, ambos por Bluetooth, também sem problemas. Curiosamente, ao abrir a tela “Sobre Este Mac”, o OS X afirma estar rodando num processador PowerPC G4 de 900MHz, com 1GB de RAM1.

Ainda assim, por trás da aparente simplicidade, há uma boa dose de engenharia: como bem se sabe, o iPad não foi projetado para rodar nada que não o iPadOS, e o Mac OS X que vemos no vídeo está rodando em um emulador — mais precisamente, o UTM, cujo código-base está disponível no GitHub para quem quiser embarcar numa empreitada similar. Isso explica as animações um tanto quanto cortadas e as respostas mais lentas do que se poderia imaginar.

Publicidade

Para quem reclama que o iPad ainda não é capaz de substituir um computador, portanto, taí. 😜

via Cult of Mac

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…