Apple Watch completa cinco anos; confira algumas curiosidades

Parece que foi ontem, mas o Apple Watch está completando cinco anos hoje, 24 de abril. De lá para cá, o acessório ganhou novas funções, ficou mais independente do iPhone, e estreou recursos que podem literalmente salvar vidas, se tornando o relógio mais vendido do mundo

Publicidade
Alguns fatos divertidos para comemorar os 5 anos do #AppleWatch
Eis uma foto tirada da equipe no dia do lançamento, sou eu no centro. (A barba me envelhece, mas minha esposa @bella_bongiorno não me deixa sair de casa sem ela)

Para marcar a data, diversas publicações estão relembrando histórias envolvendo o smartwatch. Mas o designer Imran Chaudhri, um dos integrantes da equipe responsável pela criação do relógio, resolveu compartilhar com seus seguidores do Twitter curiosidades sobre o processo de concepção do produto.

Entre elas, estão esboços iniciais da tela de apps (apelidada por muitos de “Colmeia”). Segundo ele, a Digital Crown deu uma dimensionalidade à tela inicial, permitindo que os usuários pudessem percorrer a interface. 

Um dos recursos que nunca fez sucesso no Watch foi o Digital Touch, o qual permite que usuários mandem desenhos ou até mesmo seus batimentos cardíacos para seus contatos. Segundo Imran, a tecnologia foi inicialmente chamada de E.T. (ou Electronic Touch), por ser uma nova forma de conexão emocional. 

Publicidade

Talvez um dos pontos mais curiosos citados pelo designer seja o fato de o primeiro protótipo do relógio ter sido construído em um iPod nano de sexta geração (que, na época, já era usado por muitos como um relógio).

Segundo ele, a ideia mostrada à equipe consistia em um dispositivo que seria uma espécie de central de notificações, com acesso à assistente pessoal Siri. Por fim, ele lamentou não ter tido tempo de compartilhar a ideia com Steve Jobs.

Ele também compartilhou que sempre gostou de pulseiras simples, e que o mecanismo para a pulseira loop foi uma evolução das de velcro Speedmaster, usadas pelos astronautas da missão Apollo.

Publicidade

Outras curiosidades citadas pelo designer incluem o processo de criação do mostrador “Movimento” (no qual foram usadas borboletas de verdade).

E o fato de o mostrador “Solar” ter sido criado por ele para que os muçulmanos pudessem observar o Ramadã, acompanhando a posição do sol ao longo do dia. 

A iFixit (famosa firma de reparo que desmonta produtos da Apple para revelar seu interior) se focou em mostrar a evolução das entranhas do produto, além de lembrar que a primeira geração do relógio obteve uma nota 5 de 10 na pontuação de reparabilidade — citando o fato de o relógio inteligente usar parafusos proprietários e conectores soldados.

Publicidade

Por fim, a HODINKEE (famosa publicação focada em relógios mecânicos — que já entrevistou Jony Ive) relembrou as cinco gerações do Apple Watch, o impacto na indústria de relógios de pulso tradicionais, e as parcerias da Apple com marcas como Nike e Hermès.

Em um nível ainda mais básico, o Apple Watch chamou a atenção do público em relógios que excedem em muito qualquer outra coisa. 

Stephen Pulvirent, gerente de edição e diretor de operações da HODINKEE

O fato é que, cinco anos depois, o Apple Watch passou de ser apenas um acessório para ser um dispositivo com funções próprias — que tem se tornado um mercado importante para a Apple, tanto é que seu tamanho já pode ser comparado ao de uma empresa do porte da Fortune 150.


Apple Watch Series 5

Apple Watch Series 5

de Apple

Preço à vista: a partir de R$ 3.599,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 333,25
Tamanhos: 40mm ou 44mm
Materiais: alumínio, aço inoxidável, titânio ou cerâmica
Características: GPS ou GPS + Cellular
Cores: diversas
Lançamento: setembro de 2019

Botão - Comprar agora

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…