O melhor pedaço da Maçã.

Dica: é preferível recarregar seu MacBook Pro pelas portas do lado direito

Caso contrário, a máquina pode ficar (muito) quente
James Martin/CNET
MacBook Pro

Com o (descontinuado) MacBook, a Apple deu início a uma transição para portas Thunderbolt 3/USB-C que não teve volta. Atualmente, ambos os notebooks disponíveis (MacBooks Air e Pro) possuem apenas esse tipo de conexão — algo que é positivo e negativo, dependendo do ângulo de análise.

Publicidade

Entre as vantagens, é possível recarregar essas máquinas a partir de qualquer uma das portas (que na verdade são Thunderbolt 3, mas seguem o padrão USB-C) disponíveis; porém, uma descoberta recente afirma que conectar o adaptador de energia nas portas do lado esquerdo pode fazer com que o dispositivo superaqueça, como divulgado pelo iMore.

Antes de entrarmos nos detalhes, vale notar que os testes a seguir foram realizados num MacBook Pro de 15 polegadas (2017), com implicações semelhantes sido vistas em modelos de 13 polegadas (com quatro portas Thunderbolt 3) e até na versão mais recente, de 16 polegadas.

De acordo com a análise, publicada no StackExchange, o aumento da temperatura no MacBook não se deve somente ao fato de o carregador estar conectado em alguma porta do lado esquerdo; para isso, é necessário ter outro acessório conectado à máquina, nesse mesmo lado.

Para controlar a alta temperatura gerada (naturalmente) pela conexão de um acessório, os MacBooks possuem sensores em ambos os lados que as gerenciam — e, nesse caso, o problema interfere diretamente num processo da CPU1Central processing unit, ou unidade central de processamento. chamado kernel_task.

Por algum motivo, o macOS “ignora” o controle de temperatura da máquina quando o dispositivo está sendo recarregado por alguma porta do lado esquerdo e há, ainda, outro acessório conectado pelo mesmo lado. Em questão de minutos, o dispositivo aquece e ativa as ventoinhas do computador, com o uso da CPU disparando.

Publicidade

O alto uso da CPU pelo kernel_task é determinado pelo sensor de temperatura por proximidade do Thunderbolt, causado pelo carregamento e pela conexão de periféricos ao mesmo tempo.

No entanto, quando o carregador é movido das portas do lado esquerdo para as do lado direito, a temperatura cai e o kernel_task para de funcionar em menos de 15 segundos — com o uso da CPU disparando sempre que o carregador é reconectado às portas do lado esquerdo.

Publicidade

A solução oferecida no StackExchange é deixar quaisquer periféricos conectados ao lado esquerdo e o carregador, no lado direito. Conectar tudo pela direita também pode levar a picos de temperatura, com as ventoinhas acelerando para neutralizar o aquecimento — embora o travamento do kernel_task não aconteça.

A Apple ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso, mas é bem provável que o problema possa ser resolvido com uma atualização de software para corrigir o uso dos sensores de aquecimento.

dica do Jeadilson Bezerra

Notas de rodapé

  • 1
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App Linkle conecta empregadores e profissionais vizinhos

Próx. Post

Lançamento do “iPhone 12” poderá mesmo atrasar devido ao Coronavírus

Posts Relacionados